Policiais penais doam primeiros alimentos produzidos na horta da POG

Nesta terça-feira (17), policiais penais da 1ª Coordenação Regional Prisional entregaram a primeira remessa de hortaliças plantadas na horta implementada dentro da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG), em Aparecida de Goiânia.

Uma creche que atende 150 crianças e fica próxima ao Complexo Prisional foi beneficiada. O cultivo faz parte do projeto “Semeando Novas Vidas da POG” e tem a participação de dez presos, sendo um deles agrônomo.

A horta foi instalada em dezembro de 2022 e resulta de parceria entre o estabelecimento penitenciário, a Prefeitura de Goiânia e o Conselho da Comunidade de Aparecida de Goiânia, órgãos que auxiliam na manutenção por meio do fornecimento de insumos e doação de mudas.

Embora recente, a horta já oferece variedade nos alimentos produzidos. Nesta primeira doação, por exemplo, foram entregues salsa, coentro, rabanete, alface, cheiro-verde, abobrinha, couve e quiabo.

Segundo o diretor da POG, Erivaldo Alves, o projeto é importante para atender dois focos principais. “Existe o aspecto de reintegração social, visto que as hortaliças são plantadas com a mão de obra carcerária e, assim, os detentos têm a oportunidade de aprender técnicas de cultivo de alimentos”. Por outro lado, há também o benefício disso para a sociedade, pois, a partir do momento que compartilhamos as hortaliças produzidas aqui, colaboramos para a segurança alimentar de centenas de pessoas, tanto em Goiânia quanto Aparecida”, ressaltou o diretor.

Fotos: DGAP