Filarmônica de Goiás tem CD entre os mais tocados do mundo

Orquestra Filarmônica de Goiás figura em 7º lugar em ranking mundial de música clássica e recebe reconhecimento no cenário internacional (Foto: Victor Ferreira/Sedi-GO)

O CD com as sinfonias nº 11 e nº 12 do compositor Claudio Santoro, produzido pela Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) e lançado em 18 de novembro de 2022, entrou na lista dos mais tocados da gravadora Naxos, uma das principais do mundo na área de música clássica. A obra, sob a regência do maestro Neil Thomson, figura em 7º lugar no ranking de dezembro de 2022, divulgado pelo selo.

“A Orquestra Filarmônica de Goiás foi, por muito tempo, durante gestões anteriores, abandonada e relegada. Desde 2019, trabalhamos com afinco para valorizá-la, com aumento nos investimentos”, afirma o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, ao ressaltar que a atual gestão revisou salários, melhorou as condições de trabalho e promoveu o reconhecimento dos músicos.

Valorização

“É mais um reconhecimento que mostra como investimentos, parcerias e valorização dos nossos músicos são capazes de gerar resultados extraordinários, que orgulham a população e projetam o nome de Goiás para o mundo”, celebra o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira. “São sinais de que o governo atual está no caminho certo ao se preocupar com a formação de excelência em todas as áreas. Tenho certeza de que os frutos continuarão a ser colhidos”, completa.

O CD com as sinfonias nº 11 e nº 12 do compositor Claudio Santoro faz parte do projeto Brasil em Concerto, resultado de uma parceria entre o Ministério das Relações Exteriores e o Governo de Goiás, por meio da Sedi.

Outro trabalho que integra esse projeto é o CD com as sinfonias nº 5 e nº 7, também de Santoro e igualmente regido pelo maestro Neil Thomson. A obra ganhou o Prêmio Concerto de Música Clássica e Ópera, na categoria CD/DVD/Livro, concedido pela Revista Concerto.