ProBem: confira as dúvidas mais frequentes sobre o programa

Programa Universitário do Bem está com inscrições abertas para oferta de cinco mil novas bolsas de estudo; iniciativa já contempla 12,7 mil estudantes em todo o estado (Foto: Aline Cabral/OGV)

O Programa Universitário do Bem (ProBem) do Governo de Goiás representa oportunidade de acesso ao ensino superior a milhares de jovens em situação de vulnerabilidade social. Para o primeiro semestre de 2023, o programa oferece cinco mil novas bolsas, entre parciais e integrais.

A seleção dos beneficiários avalia dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possibilita a concessão de bolsas de estudos de 50% a 100% do valor da mensalidade.

Atualmente, são mais de 12,7 mil bolsistas ativos em todas as regiões do estado. As inscrições para participar da seleção estão abertas e podem ser feitas até o dia 29 de janeiro.

O ProBem contribui para a promoção da justiça social, o desenvolvimento econômico do estado e a integração dos universitários e recém-formados ao mundo do trabalho, por meio de estágios e ações sociais do Banco de Oportunidades.

Principais dúvidas sobre o Probem

Quem pode se inscrever no ProBem?

Podem se inscrever no ProBem estudantes em vulnerabilidade social residentes em Goiás, inscritos e com cadastro atualizado no CadÚnico do governo federal, que estejam cursando ou desejam cursar a primeira graduação.

E os estudantes que não são inscritos no CadÚnico?

Caso a família não esteja cadastrada no CadÚnico, basta que um membro do grupo familiar vá até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou ao Núcleo de Assistência Social (NAS) do munícipio onde reside para se inscrever. Porém, o estudante não poderá participar do processo seletivo em vigência. Terá que aguardar pelo próximo.

Como é feita a inscrição e quais os prazos?

Os estudantes devem acessar o site da OVG e conferir o edital do processo seletivo. É preciso ter em mãos documentos pessoais, como RG, CPF, número do NIS, comprovante de endereço atualizado e foto para upload. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de janeiro.

Quando sairá o resultado de quem foi contemplado?

O resultado final do ProBem será divulgado no dia 15 de fevereiro de 2022. Os estudantes poderão acessar o resultado no site da OVG por meio do login e senha que usaram para realizar a inscrição.

Quantas bolsas serão oferecidas neste processo seletivo e quais os valores?

O ProBem concederá cinco mil novas bolsas de estudo. São 1.500 bolsas integrais e 3.500 parciais, que corresponderão a 100% e 50% do valor das mensalidades, respectivamente.

Para a maioria dos cursos, as bolsas parciais terão o limite de R$ 650 e as integrais de até R$ 1.500. Para os cursos de Medicina e Odontologia, os valores alcançarão até R$ 2.900 (bolsa parcial) e até R$ 5.800 (integral).

Como são divididas as bolsas parciais e integrais entre os estudantes inscritos?

O ProBem leva em consideração o grau de vulnerabilidade social dos estudantes na hora de conceder as bolsas, de acordo com o Índice Multidimensional de Carência das Famílias Ampliado (IMCF-A), desenvolvido pelo Instituto Mauro Borges (IMB).

Assim, a lista de aprovados começa pelas bolsas integrais, que neste semestre vão contemplar os 1.500 inscritos considerados mais vulneráveis. Em seguida, serão distribuídas as 3.500 bolsas parciais seguindo o mesmo critério, totalizando cinco mil beneficiários.

Quando os universitários contemplados começam a receber as bolsas?

Os estudantes contemplados neste processo seletivo vão receber o benefício já neste semestre 2023/1, inclusive no valor da matrícula. Com o ProBem, é possível receber o benefício desde o primeiro período do curso, basta apresentar um comprovante de reserva de vaga ou de matrícula.

Esse é um diferencial importante para os estudantes que, em muitos casos, não teriam como arcar com as mensalidades até que a bolsa fosse concedida.

Mais de uma pessoa da mesma família pode pleitear uma bolsa de estudo do ProBem?

Sim. O ProBem destina-se à primeira formação superior de uma pessoa. Nada impede que dois membros de uma mesma família sejam contemplados com a bolsa de estudos.

O que é o Banco de Oportunidades do ProBem?

O Banco de Oportunidades traz opções de capacitação, estágios e atuação em projetos sociais que vão contribuir para a formação dos bolsistas e, consequentemente, abrir portas para o mercado de trabalho.

A OVG conta com o apoio de parceiros para possibilitar o acesso e a integração ao mundo do trabalho, a partir de experiência profissional e da participação em cursos de aperfeiçoamento e ações sociais.