Proprietário de carvoaria clandestina é preso em Itumbiara

No local os policiais civis encontraram a carvoaria funcionando a pleno vapor. (Foto: Polícia Civil)

A Polícia Civil de Goiás, prendeu em flagrante, um homem por manter clandestinamente uma carvoaria em uma fazenda na zona rural de Itumbiara. Durante a ação, foram apreendidas duas armas de fogo; um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 32. Por isso, o indivíduo também foi autuado por posse de arma de fogo de uso permitido em desacordo com a lei.

Apoio

Tudo começou quando a Agência Municipal do Meio Ambiente de Itumbiara (AMMAI) solicitou apoio da Polícia Civil para investigar uma carvoaria funcionando de forma clandestina na cidade. De posse das informações, os policiais civis passaram a investigar e desencadearam uma operação. A ação culminou com a prisão do proprietário do local.

De acordo com o apurado, o indivíduo mantinha fornos em área de preservação permanente, além de podar algumas árvores sem autorização do órgão ambiental. Quando os policiais chegaram na propriedade encontraram a carvoaria a pleno vapor. Além disso, foram encontraram armas de fogo na casa do suspeito e quatro máquinas motosserras.

Os policiais também identificaram onde o carvão era comercializado. No local foram encontrados diversos sacos do produto que seriam vendidos irregularmente na cidade de Itumbiara.

Orizona

Já no município de Orizona, a Delegacia de Polícia do município realizou uma ação conjunta com a Semad e a Semma da cidade. Ela fez parte dos desdobramentos da Operação Falsa Simetria, deflagrada em agosto de 2022. O objetivo foi apurar a confecção e uso de licenças ambientais falsas no município. Um suspeito de 48 anos foi preso em flagrante.

De acordo com as investigações, mesmo sabendo da falsidade das licenças ambientais, o homem realizou a retirada de vegetação e de árvores em Área de Reserva Legal. Foi flagrado ainda, o corte e a transformação de madeira de lei em carvão (atividade de carvoaria). No local foram encontrados 12 fornos recém operados, sete deles cheios de carvão, e 60 metros cúbicos de madeira preparada para a queima.