Goiásprev divulga calendário 2023 para recadastramento de beneficiários

Recadastramento anual é obrigatório para aposentados, militares inativos e pensionistas do Poder Executivo, Polícia Militar e Bombeiro Militar e já está disponível a partir deste mês (Arte: GoiásPrev)

O recadastramento anual obrigatório de 2023 para aposentados, militares inativos e pensionistas do Poder Executivo, Polícia Militar e Bombeiro Militar está disponível a partir deste mês, conforme calendário divulgado pela Goiás Previdência (Goiásprev). Para fazer o procedimento o segurado deve acessar a página da Goiás Previdência , na qual estão todas as informações sobre o serviço.

A prova de vida segue a Lei Complementar nº 161/20 e tem como objetivo evitar pagamentos indevidos (óbitos não identificados e fraudes, por exemplo). A regularização no prazo determinado evita o bloqueio de pagamento a partir do segundo mês, e a suspensão do benefício a partir do quarto mês subsequente ao do aniversário.

Os mais de 70 mil segurados da instituição devem fazer o recadastramento, sejam vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS-GO) ou ao Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM-GO).

Calendário de recadastramento 2023 da GoiásPrev

Humanização

O Governo de Goiás tem realizado aproximadamente cinco mil provas de vida por mês. Buscando agilizar o serviço, desde 2019 a Previdência Estadual disponibiliza atendimento por videoconferência para casos de segurados acamados, com comorbidades comprovadas e para os que moram fora do estado e do país.

Já em maio de 2022, o Governo de Goiás lançou o serviço de recadastramento digital. A nova modalidade é uma parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, por intermédio da plataforma gov.br, na qual é realizada a biometria facial de acordo com o banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para aqueles que preferem o atendimento presencial, a GoiásPrev conta com a parceria do Portal Expresso e do Vapt Vupt.

Nos municípios goianos que não possuem esses serviços, os beneficiários podem dirigir-se aos postos de atendimento do Ipasgo. Veja abaixo como fazer o recadastramento:

Goiasprev – atendimento por videoconferência

Exclusivo para pensionista, aposentados e militares inativos com comorbidade comprovada por atestado e para os que residem fora do estado ou do país.

Agendamento por e-mail

O segurado deve enviar e-mail para o endereço recadastramento2021@goiasprev.go.gov.br e aguardar resposta em até 48h ou 2 dias úteis, com data e horário disponíveis para a realização do recadastramento.

Para os aposentados e pensionistas que residem fora de Goiás, também há a opção do recadastramento por meio do site (goiasprev.go.gov.br).

Vapt Vupt (atendimento presencial)

Agendamento prévio para quem tem menos de 60 anos, pelo site vaptvupt.go.gov.br/agendamento. Clique na opção: Agend. Recadastramento Goiasprev

Postos do Ipasgo (atendimento presencial)

Comparecer na regional ou posto do Ipasgo com a documentação exigida por lei: documento pessoal (RG, carteira de trabalho, passaporte, CNH ou carteira profissional, com validade em todo o território nacional) e comprovante de endereço atualizado, com CEP válido.

Recadastramento Digital

Veja aqui o passo a passo:

Mais informações:

Segunda a Sexta – 8 às 17 horas: (62) 98295-0319 (WhatsApp)

Segunda a Sexta – 8 às 12 horas h / 13 às 17 horas: (62) 3201-7827 / 7828 / 7830 (Gecaf)

Segunda a Sexta – 8 às 13 horas / 14 às 17 horas: (62) 3201-7850 / 7849

Para conferir o calendário completo e orientações para fazer a atualização do cadastro, basta acessar o link goiasprev.go.gov.br