Ex-presidente do Ipea vai assumir diretoria-executiva do Instituto Mauro Borges

Governador Ronaldo Caiado recebe futuro diretor-executivo do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Pesquisas Socioeconômicas (IMB), Erik Figueiredo, na foto ao lado do secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima (Foto: Italo Yuri)

Ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o doutor em Economia Erik Figueiredo será o novo diretor-executivo do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Pesquisas Socioeconômicas (IMB), a partir de fevereiro.

Na tarde desta quarta-feira (18/01), Erik Figueiredo foi recepcionado pelo governador Ronaldo Caiado e pelo secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima. Ele substituirá Guilherme Resende, que, há dois anos e meio, ocupa a diretoria-executiva do instituto. Servidor de carreira do instituto, Guilherme Resende segue integrando o quadro do IMB.

“Somos gratos a todos os resultados conquistados pelo Guilherme Resende nestes últimos anos de dedicação à direção do IMB. Vimos agora a oportunidade de agregar a visão de um gestor federal que ocupou importantes cargos em órgãos da União”, avalia Adriano da Rocha Lima.

Instituto Mauro Borges

Durante a apresentação do IMB ao seu futuro diretor, Adriano da Rocha Lima ressaltou o novo viés conferido ao instituto pela atual gestão, que o trouxe mais próximo do centro de decisão do poder, jurisdicionado à Governadoria.

“Estar mais próximo do governador Ronaldo Caiado, como integrantes da Governadoria, conferiu maior independência ao trabalho e também maior protagonismo às pesquisas realizadas, que passaram a ser focadas na criação, reformulação e avaliação de políticas públicas. Os dados gerados, mapeados e interpretados pelos pesquisadores passaram de estudos técnicos e acadêmicos para serem frequentemente utilizados no embasamento das tomadas de decisão do governador. Um ganho sem precedentes”, avaliou Rocha Lima.

O futuro gestor Erik Figueiredo agradeceu pelo convite feito pela gestão e disse estar comprometido em continuar o trabalho de relevância já desempenhado pelos pesquisadores.

“É uma honra poder fazer parte de um órgão que contribui tão diretamente para a construção de políticas públicas eficientes. Como gestor público em diferentes papéis que já desempenhei, percebi que a gente se sente ainda mais motivado quando o fruto dos nossos estudos e pesquisas é utilizado para embasar leis e decretos que influenciam diretamente na melhoria da vida das pessoas. E vejo que em Goiás terei essa satisfação ao trabalhar aqui no IMB”, afirmou Figueiredo.

Breve currículo

Além de presidente do Ipea, Erik Figueiredo atuou como subsecretário de Política Fiscal do Ministério da Economia e foi suplente do ministro da Economia no Conselho da Previdência Social.

Ele também compôs os principais conselhos de avaliação de políticas públicas federais, além de ter atuado no conselho de Administração do Banco da Amazônia e no Conselho da Associação Brasileira de Desenvolvimento.

Em seu currículo, destaca-se a atuação como professor associado da Universidade Federal da Paraíba e o status como pesquisador nível 1 do CNPQ, tendo mais de 60 artigos publicados em periódicos científicos.