Pacientes resgatam memórias afetivas na Oficina de Arte do HGG

Pacientes do HGG soltam a criatividade durante atividades do Oficina de Arte (Foto: Ana Luiza de Souza)

Pacientes do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), unidade do Governo de Goiás, participaram de mais uma edição da Oficina de Arte do HGG, conduzida pelo artista plástico Alexandre Liah. Durante a atividade, os envolvidos puderam resgatar memórias afetivas, expressar emoções e aprender mais sobre pintura.

Aos poucos, as telas brancas foram ganhando cores e se transformando. Com ideias variadas (desde paisagens, flores, árvores e até personagens de desenhos animados), os pacientes produziram obras cheias de sentimentos e lembranças.

O paciente João Lemos Sampaio, 59 anos, participou pela primeira vez da ação e gostou da experiência. Em sua tela, ele tentou retratar o local onde mora.

“Essa experiência é diferente, nova, por isso eu quis vir aqui na oficina. É a minha primeira pintura em tela e eu estou achando muito bom, distrai a minha mente. Eu quis fazer uma paisagem, com flores, com um pé de coco, um burrinho, porque eu gosto do campo. Sou apaixonado”, contou.

Para Jackeline Silvia Honório, 33 anos, a Oficina de Arte do HGG é um dos momentos em que ela consegue se esqueçer da tristeza e da saudade de casa.

“Eu pensei na natureza, pois eu gosto muito, e essas cores combinaram uma com a outra. Até já tinha participado da Oficina de Arte em outro momento e sempre fico apaixonada quando venho para cá. Fiz uma chamada de vídeo para mostrar para a minha mãe e minha irmã. Elas acham essa iniciativa maravilhosa, porque eu só fico lá no quarto chorando, falando para elas que estou triste, que estou com saudades, então aqui deu pra ficar junto, mesmo à distância, e eu consegui me distrair”, disse.

HGG retoma Oficina de Arte para pacientes nesta terça-feira