Caldas Novas tem novos comandos de Segurança
O governador Ronaldo Caiado realizou, nesta sexta-feira (16/04), a instalação do 7º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, do 19º Comando Regional da Polícia Militar e da 19ª Delegacia Regional da Polícia Civil em Caldas Novas, durante solenidade na sede do 26º Batalhão da Polícia Militar. O evento foi realizado na sequência de outras duas agendas que o governador cumpriu no município: a vistoria de obras de recapeamento das rodovias GO-507 e GO-213, e a inauguração da reforma e revitalização do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Nivo das Neves.
“Isso se traduz em resultado direto para a população, que passa a ter mais segurança e tranquilidade, garantindo-se o direito de transitar, de serem respeitadas, de não serem admoestadas a todo momento por quadrilhas que se achavam poderosas em nosso Estado”, celebrou Caiado ao instalar os novos comandos e delegacia. O governador atribuiu a conquista à “parceria direta” que busca com os prefeitos, entre os quais se encontra Kleber Marra, de Caldas Novas. “Não tem negócio de partido. Eu governo é para Goiás, é para vocês”, assegurou. “Se não tiver parceria com os prefeitos, não tem jeito de dar certo”, destacou.
“É assim que nós queremos continuar caminhando, governador. Todos unidos, de mãos dadas”, concordou Marra. O gestor municipal frisou que a instalação dos comandos é muito estruturadora para a região, por garantir mais autonomia, tanto para o município que administra quanto para as prefeituras próximas, no sentido de reforçar a segurança em suas cidades.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Rodney Miranda, afirmou que a instalação dos comandos regionais era uma reivindicação antiga dos municípios, das lideranças e da população de Caldas Novas e região. Disse estar “orgulhoso” do que chamou de processo de reconstrução da segurança pública em Goiás e de melhoria na qualidade de vida da população. Salientou que Caiado “tirou a politicagem que até então existia” nas forças de segurança e deu total liberdade e independência para trabalhar.
O resultado, na avaliação do titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP): Goiás encontra-se já entre os três melhores do País em termos de queda da violência e crimes graves, com os melhores índices registrados nos últimos 10 anos. “Reduções históricas. E isso se deve, além do apoio do governador, às forças de excelência que temos aqui para trabalhar”, ponderou.
O vice-governador, Lincoln Tejota, salientou que Caldas Novas é detentor do terceiro maior quantitativo de leitos hoteleiros do país e corroborou com as colocações de Rodney. “Nosso Estado hoje é referência”, fato que atribuiu à postura do governador, “por ter coragem de enfrentar todos os problemas de peito aberto e cabeça erguida.”
Conforme as palavras do deputado estadual Coronel Adailton, presidente da Comissão de Turismo na Assembleia Legislativa, em Goiás já se percebe “não apenas a sensação de segurança, mas a segurança efetiva, verdadeira, à população do Estado”. Já o deputado estadual Amauri Ribeiro se disse “grato” pelo que considera uma grande conquista para a região. “A 19ª Regional vai engrandecer muito nossa segurança. Goiás ganha, nossa região ganha e fico feliz em fazer parte desta conquista.”
Estrutura
A criação das novas regionais segue o planejamento de ações técnicas e estratégicas adotadas pela atual gestão do Governo de Goiás. Com essa medida, o atendimento às necessidades da população da região será mais efetivo, uma vez que as estratégias operacionais serão direcionadas às demandas dos municípios que compõem a estrutura dos comandos.
Com abrangência de atuação em 13 municípios, o 19º Comando Regional da Polícia Militar ficará instalado provisoriamente na sede do 26º Batalhão da Polícia Militar. No local, foram realizadas algumas adaptações nas salas para atender às demandas do comando.
Já a 19ª Delegacia Regional da Polícia Civil, que será liderada pelo delegado Gustavo Ferreira, vai funcionar nas instalações cedidas pelo Aeroporto de Caldas Novas, onde também funcionará a Delegacia do Turista, criada em 2020. O local, de 140 metros quadrados, passou por reforma, e recebeu novos equipamentos e mobília. Todas as melhorias foram realizadas por meio de parceria com a iniciativa privada e a Prefeitura de Caldas Novas, ao custo de R$ 40 mil.
Futuramente, a 19ª Delegacia Regional será transferida para uma nova sede. O prefeito Kleber Marra, no ensejo, entregou a Caiado o documento de doação do respectivo terreno para o Estado. “Esse gesto nos sensibiliza e esta região mais do que merece”, afirmou o governador ao gestor do município.
A deputada federal Magda Mofatto celebrou. “Nós, deputados, estamos fazendo nossa parte, e junto com Executivo e Legislativo, Caldas Novas terá sede própria da Polícia Civil”. Ela também não deixou de reconhecer o que Caiado faz pela segurança pública. “A estrutura que o Estado tem dado é aplaudível”, pontuou.
O prédio onde será instalado o 7º Comando Regional Bombeiro Militar, que atenderá 34 municípios, era a estrutura mais antiga da corporação em Caldas Novas. Construído em 1997, o imóvel foi completamente restaurado e será inaugurado no próximo mês. Sob o comando regional do coronel Pablo Lamaro Frazão, a nova base operacional dos Bombeiros também atenderá o público com a realização de vistorias e análises de projetos.
Também estiveram presentes na solenidade a advogada Anna Vitória Caiado; o secretário da Retomada, César Moura; o presidente da Agência de Turismo do Estado de Goiás (Goiás Turismo), Fabrício Amaral; o comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Renato Brum dos Santos; o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos; o delegado-geral da Polícia Civil (DGPC), Alexandre Pinto Lourenço; o diretor-geral da Administração Penitenciária (DGAP), tenente-coronel Franz Augusto Marlus Rasmussen Rodrigues; o superintendente de Segurança Escolar e Colégio Militar, coronel Mauro Ferreira Vilela, que representou a secretária de Estado da Educação Fátima Gavioli; o vice-presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Sampaio.
E ainda: o diretor de Planejamento da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Ruimar dos Santos; o vice-prefeito de Caldas Novas Silio Junqueira Moraes; o presidente da Câmara Municipal de Caldas Novas, Marinho Câmara, representante dos demais parlamentares da Casa; o diretor do Foro da Comarca de Caldas Novas, juiz Daniel Martins; a juíza de direito Vaneska da Silva Baruki; o vice-presidente a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Seção Caldas Novas), Rogério Buzinhani; os comandantes do 19º Comando Regional da Polícia Militar de Goiás, tenente coronel Durvalino Câmara dos Santos Júnior e do 7º Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, coronel Pablo Lamaro Frazão; e o delegado Regional de Caldas Novas, Gustavo Carlos Ferreira.
Mais Crédito em Caldas
Logo após a solenidade na sede do 26º Batalhão da Polícia Militar, em Caldas Novas, Ronaldo Caiado ao lado do vice-governador Lincoln Tejota, estiveram na sede do Mais Crédito e Mais Empregos, localizada no setor Central do município, que começou a funcionar nesta sexta-feira (16/04). O Programa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada em parceria com a Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento) e prefeitura, auxilia micro e pequenos empresários a se restabelecerem das consequências provocadas pela pandemia da Covid-19.
“Aqui as pessoas são recebidas, orientadas, podem fazer empréstimos ou cursos de capacitação para um novo emprego”, afirmou o governador. Na última quarta-feira (14/04), Caiado iniciou o repasse de R$ 112 milhões de créditos para a categoria de micro e pequenas empresas com juros zero pelo Programa Estadual de Apoio ao Empreendedor (Peame). “A unidade de Caldas Novas começou a funcionar hoje e já está liberando recurso e empréstimo sem juros”, enfatizou o secretário da Retomada, César Moura.
Na sede do Mais Crédito, autônomos, micro e pequenos empresários têm acesso a serviços gratuitos do programa, como informações de linhas de crédito, consulta e negociação de débitos, consultoria financeira, auxílio para abertura de microempreendedor individual (MEI), além de oficinas voltadas para empreendedorismo e negócios.