Saneago seleciona propriedades rurais para doação de biossólido

(Foto: Saneago)

A Saneago está selecionando propriedades rurais interessadas em receber doações do lodo de esgoto tratado (biossólido), utilizado como condicionador de solo, nos municípios de Itumbiara, Morrinhos, Quirinópolis, Santo Antônio do Descoberto, São Luís de Montes Belos e Valparaíso de Goiás.

Para receber a doação, o proprietário rural deve encaminhar um e-mail ao endereço eletrônico
p-ggr@saneago.com.br, acompanhado de formulário preenchido. O prazo para manifestação de interesse é até o dia 10 de fevereiro de 2023. 

Após o cadastro do produtor rural interessado, conforme critérios estabelecidos em Instrução Normativa, a Saneago entrará em contato com os aptos a serem beneficiados pelo programa.

Então, será realizada visita técnica na propriedade e elaborado projeto agronômico para aplicação. O formulário de cadastro e a Instrução Normativa estão disponíveis no site da Saneago.

Biossólido

O lodo de esgoto é rico em matéria orgânica e em nutrientes e, após passar por tratamento adequado, passa a ser chamado de biossólido. Esse material serve como condicionador de solo e é capaz de recuperar sua fertilidade.

Trata-se de uma alternativa sustentável de destinação dos resíduos, podendo beneficiar áreas rurais e urbanas que precisam de recuperação. 

A utilização do biossólido é apropriada para culturas como soja, milho, trigo, pastagem e para reflorestamento. Sua utilização não é indicada apenas para hortaliças ou outras culturas cujas partes comestíveis têm contato direto com o solo.