Meio Ambiente vai discutir regularização da extração de esmeraldas em Campos Verdes

Secretária estadual de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, em visita a uma mineradora em Campos Verdes, em 2020 (Foto: Arquivo Semad)

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semad) reúnem-se, em (03/02), com profissionais e trabalhadores do ramo de extração e beneficiamento de esmeraldas do município de Campos Verdes, a 310 quilômetros de Goiânia.

A proposta é discutir as cláusulas de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) que estabelece condições para que a atividade aconteça de forma sustentável.

No primeiro momento, a Semad, em parceria com a Prefeitura de Campos Verdes e associações do ramo, querem abrir diálogo “a fim de corrigir eventuais erros nas atividades de exploração de esmeralda”. É o que afirma o gerente de Licenciamento Ambiental de Atividades do Setor Primário e Infraestrutura da Semad, Fernando Morato.

“A regularização desses empreendimentos viabilizará maior geração de empregos e renda não apenas no município, como em todo o resto do Estado”, acrescenta o gerente.

A reunião é pública, aberta à participação de todos, de forma presencial, na Câmara de Campos Verdes, que fica na Avenida Campos Verdes, nº 1397, Centro. Está marcada para as 10 horas.

Campos Verdes, na região Norte de Goiás, é conhecido pelo setor de mineração, que atrai investimentos de outros estados e países. Segundo dados da prefeitura, cerca de 90% da reserva mineral de esmeraldas ainda estão no subsolo do município e não foram devidamente exploradas.

Serviço:
Assunto: Reunião pública para tratar da regularização da atividade de extração de esmeraldas em Campos Verdes.
Local: Câmara Municipal de Campos Verdes.
Hora: 10 horas