Cotecs oferecem 5 mil vagas em cursos gratuitos de educação a distância

Carga horária de cursos dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs) com inscrições abertas é dividida em 80% de aulas pela internet e 20% de aulas presenciais (Foto: Secretaria da Retomada)

O Governo de Goiás, por meio dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs) administrados pela Secretaria da Retomada, anuncia a abertura de inscrições para mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos na modalidade de educação a distância (EaD). No total, são oferecidos 17 cursos divididos entre capacitações, com duração entre 40 e 60 horas, e qualificações, que têm de 200 a 260 horas.

Qualquer pessoa acima dos 16 anos e que tenha pelo menos iniciado o Ensino Fundamental pode fazer a inscrição e iniciar a jornada de profissionalização. As opções EaD estão disponíveis em 16 cidades: Anápolis, Caiapônia, Catalão, Ceres, cidade de Goiás, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiatuba, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, Piranhas, Porangatu, Santa Helena de Goiás e Uruana.

As inscrições podem ser realizadas pelo site cotec.org.br até dia 21 de março para os cursos de qualificação EaD. Já para os cursos de capacitação EaD, o prazo para inscrição se estende até o dia 10 de junho.

Diferencial

A carga horária é dividida em 80% de aulas pela internet, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e 20% de aulas presenciais. Esse é o grande diferencial da modalidade EaD, pois ela oferece aos estudantes o benefício de estudar pela internet, sem um horário fixo para acompanhar as aulas.

Há ainda a opção presencial, que garante que a prática, tão valorizada pelo mercado de trabalho, não seja negligenciada.

Para o secretário da Retomada, César Moura, as opções de cursos no formato EaD são importantes para atender o público que busca qualificação e precisa de horários flexíveis para acompanhar a maioria das aulas.

“Esta iniciativa é mais uma opção que o Governo de Goiás oeferece, na busca por melhorar a capacitação dos trabalhadores goianos e a efetivação em melhores cargos nas empresas do nosso Estado”, avalia o secretário.

Ofertas

Entre os cursos com vagas abertas, estão opções ligadas ao agronegócio. O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, destaca que a qualificação profissional é um diferencial importante, para ingressar no mercado de trabalho do setor.

“O setor evoluiu bastante nas últimas décadas com o advento de novas tecnologias voltadas para ampliar produção e produtividade em campo. Por isso, o mercado tem demandado profissionais cada vez mais capacitados em diferentes áreas, desde a parte administrativa até as etapas de produção”.

Confira os cursos disponíveis:

Capacitação

Administração Rural 1

Contabilidade Geral

Departamento Pessoal

Empreendedorismo

Administração Estratégica

Administração Mercadológica

Gestão de Pessoas

Introdução ao Agronegócio

Legislação e Políticas Agrícolas

Marketing Estratégico

Produção Agroindustrial

Produção Animal

Qualificação

Auxiliar de Recursos Humanos

Assistente Administrativo de Empresas Rurais

Assistente de Marketing

Empreendedorismo

Produção no Agronegócio