Seapa implementa Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã

Barragem do Vão do Paranã abastece produção agrícola no Nordeste goiano (Foto: Seapa)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), iniciou o processo de implantação do Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã. A inciativa visa incrementar a produção agrícola no Nordeste goiano, gerando emprego e renda.

A Seapa criou o projeto que tem a parceria do governo federal, instituições de ensino e pesquisa, além de entidades representativas do setor.

Beneficiam-se, nesta primeira etapa, os agricultores familiares dos municípios de Flores de Goiás, São João da D’Aliança e Formosa com 150 kits de irrigação. Os equipamentos foram adquiridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com investimento federal de R$ 9,3 milhões.

Etapas

Esta primeira etapa do projeto abrange 300 hectares abastecidos pelas barragens do Rio Paranã e Ribeirão Porteira. A área tem capacidade de produção estimada em 4,2 mil toneladas de maracujá e 6 mil toneladas de manga por ano, o que deverá se efetivar a partir do segundo e terceiro anos de implantação das culturas, respectivamente.

Os agricultores são selecionados por critérios técnicos, entre eles a disponibilidade de área e água e o interesse em participar das capacitações obrigatórias em manejo e gestão. Cada propriedade receberá um kit de irrigação para atender dois hectares.

O governador Ronaldo Caiado ressalta que o objetivo é criar um sistema de irrigação semelhante ao do Estado de Pernambuco, com capacidade de produção competitiva.

“O Vão do Paranã é uma área extremamente privilegiada tanto do ponto de vista do microclima quanto do volume de águas do rio Paranã”, afirma.

Missão

Tiago Mendonça titular da Seapa diz que o projeto cumpre a missão dada pelo governador Ronaldo Caiado de criar oportunidades nas regiões mais carentes do estado por meio da inclusão produtiva. “Temos trabalhado nisso desde 2019 e estamos começando a ver o sonho se concretizar”, destaca.

Entre os méritos da iniciativa, ele cita a geração de emprego e renda para famílias vulneráveis, a democratização do acesso à água das barragens do Rio Paranã e Ribeirão Porteira. Também compõem o incremento e a diversificação da produção agrícola estadual e o desenvolvimento tecnológico e econômico da região Nordeste.

Superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social da Seapa, José Ricardo Caixeta Ramos conta que os agricultores estão sendo capacitados em áreas como cooperativismo, manejo e gestão.

“A primeira capacitação em cooperativismo foi realizada em novembro e reuniu 24 produtores, eles já deram início ao processo de formalização da cooperativa”, diz.

O projeto prevê ainda a implantação de uma agroindústria para processar e comercializar a produção.

“Isso vai impulsionar a formação do polo e abrir oportunidade para incluir mais produtores. A região tem pelo menos 4,5 mil agricultores familiares distribuídos por 42 assentamentos”, completa Ramos.

Produtores

A gerente de Apoio à Produção da Codevasf, Andrea Sousa, destaca a importância da parceria com a Seapa e com outras instituições, como a Embrapa Cerrados. A empresa ficará responsável por monitorar e prestar assistência aos produtores em quesitos como manejo de água e solo.

“Visualizamos um potencial muito grande para a fruticultura irrigada naquela região e por isso estamos muito otimistas”, afirma.

O pesquisador em Recursos Hídricos e Irrigação e chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados, Lineu Rodrigues, reforça que os assentados serão beneficiados com o melhor da tecnologia de manejo de irrigação.

Seapa implementa Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã
Agricultores familiares participaram de cursos de cooperativismo durante processo de implantação do Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã (Foto: Seapa)

“A fruticultura tem uma importância especial pela quantidade de mão-de-obra que emprega e pela capacidade de gerar retorno econômico e desenvolvimento social. Temos a esperança de que, com o sucesso deste projeto, iniciativas semelhantes possam ser replicadas em outras localidades”, frisa.

O assessor técnico da Gerência de Agricultura Irrigada da Seapa, Alisson Luis Ferreira reforça que a região tem condições favoráveis de clima, solo e disponibilidade hídrica.

“Somamos a isso a tecnologia de irrigação e o resultado esperado é uma produção com quantidade e qualidade, capaz de atender aos mercados mais exigentes”, analisa.

Parceria

A criação do polo de fruticultura no Nordeste goiano foi um dos temas levados pelo governador Ronaldo Caiado para o encontro dos chefes dos executivos estaduais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última sexta-feira (27/1), em Brasília (DF).

O governo federal é parceiro da iniciativa por meio de órgãos como a Codevasf, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), a Embrapa Cerrados e a Agência Nacional de Águas (ANA). A expectativa do Governo de Goiás é de expandir o projeto.

A gerente de Infraestrutura Rural da Seapa, Cláudia Nogueira, explica que está sendo elaborado ainda um plano de negócios em conjunto com o Sebrae Goiás. Inclusive, segundo ela, já há sinalização de grandes empresas interessadas em comercializar a produção do futuro polo de fruticultura.

“Sabemos que há bastante mercado para a atividade, inclusive internacional, então a perspectiva é muito positiva. O projeto será um divisor de águas na região e dará dignidade para a população por meio da inclusão produtiva e social”, afirma.