Fiscalização flagra carvoaria ilegal em Orizona

Na propriedade rural já vistoriada na primeira etapa da operação, os fiscais observaram o uso de licença ambiental falsa e desmatamento ilegal em área de reserva legal (Foto: Semad)

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou desdobramento da Operação Falsa Simetria. A ação, desencadeada em agosto do ano passado, apura o uso de licenças ambientais falsas em Orizona. A Polícia Civil e a Secretaria de Meio Ambiente de Orizona (Semma) participam da operação.

De acordo com o gerente de Fiscalização e Emergências Ambientais da Semad, Rodrigo Pinheiro Bastos, ao chegarem no local, uma propriedade rural já vistoriada na primeira etapa da operação, os fiscais observaram o uso de licença ambiental falsa e desmatamento ilegal em área de reserva legal, que constitui a parte do imóvel rural destinada a manter a cobertura de vegetação nativa.

Os agentes da Semad constataram, entre outros fatores, a prática de carvoaria em desacordo com as determinações legais. O proprietário rural foi autuado e multado em R$ 59.500,00. As equipes encontraram no local doze fornalhas, que foram desativadas e inutilizadas.

Segundo dados da Polícia Civil de Goiás, o proprietário rural, de 48 anos, foi preso em flagrante.

Operação Falsa Simetria

Operação Falsa Simetria foi deflagrada pela Polícia Civil de Goiás, em agosto do ano passado, para apurar crimes praticados contra a fé pública e o meio ambiente, no município de Orizona, a 137 quilômetros da capital.

Quatro propriedades rurais foram fiscalizadas e constatado o desmatamento de vegetação em áreas de preservação permanente e área de reserva para legal.