Seduc anuncia avaliação diagnóstica para estudantes do Ensino Médio parcial

O objetivo da avaliação, uma importante ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem, é possibilitar um acompanhamento cada vez mais criterioso da Educação ofertada nas escolas estaduais (Foto: Seduc)

Os mais de 177 mil estudantes do Ensino Médio parcial da rede pública estadual de Goiás deverão fazer na próxima semana, no dia 20/4, uma avaliação diagnóstica acerca das habilidades e competências previstas no percurso formativo desta etapa da Educação Básica. A avaliação engloba as três séries, será digital e, para aqueles alunos que não têm acesso à Internet, as escolas entregarão a prova impressa que será respondida em casa.

Esta é a segunda, das quatro avaliações definidas para o Ensino Médio, a ser aplicada neste ano de 2021. O material com as questões referentes à Língua Portuguesa e Matemática foi preparado pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio da Superintendência de Ensino Médio. Os demais componentes do currículo serão avaliados a partir de atividades das próprias escolas com a orientação da Secretaria.

O objetivo da avaliação, uma importante ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem, é possibilitar um acompanhamento cada vez mais criterioso da Educação ofertada nas escolas estaduais. A partir da avaliação, os subsídios advindos de sua análise, permitem, para além da intervenção naqueles resultados menos positivos, naquelas lacunas a serem sanadas, uma atuação mais apropriada e abrangente no Ensino Médio da rede estadual.

De acordo com a superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim, a finalidade das avaliações é promover melhorias no ensino e aprendizagem. “Não se trata de avaliar a aprendizagem, mas, sim, avaliar para a aprendizagem”, afirma a superintendente. O padrão de desempenho, nos diferentes componentes curriculares, identificado na avaliação anterior, realizada no mês de fevereiro, apresentou, à Seduc, resultados acima do esperado.

O que será avaliado

A avaliação diagnóstica é feita considerando-se os componentes curriculares referentes ao ano e série anteriores. Em relação à Língua Portuguesa e Matemática, esta segunda avaliação será feita com base nos conteúdos desenvolvidos no 2º semestre de 2020. Os componentes das demais áreas do conhecimento serão avaliados em consonância ao que foi desenvolvido no 2º bimestre do ano passado.

A avaliação está marcada para a próxima terça-feira, mas poderá se estender também nos dias 22 e 23, após o feriado, de forma a atender os estudantes que, por motivos justificados não puderem responder às questões no dia 20/4. Na primeira avaliação, no início do ano, houve a participação de mais de 75% dos estudantes então matriculados no Ensino Médio parcial.