Seapa e parceiros realizam curso do Goiás Rural Sustentável em Ouro Verde

A ação faz parte de uma série de atividades de conservação de água e solo e de proteção de áreas de preservação permanentes de propriedades rurais das bacias do Rio Meia Ponte e do Ribeirão Piancó (Foto: Semad)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realiza nesta semana, de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, mais uma etapa da implantação do projeto Goiás Rural Sustentável, em Ouro Verde de Goiás. Desta vez, será realizado o Curso de Cercas com produtores da região, com foco no cercamento de área de proteção ambiental.

O projeto faz parte de uma série de atividades de conservação de água e solo e de proteção de áreas de preservação permanentes de propriedades rurais das bacias do Rio Meia Ponte e do Ribeirão Piancó.

A ação se desenvolve em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural, e Pesquisa Agropecuária (Emater), Saneago e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar Goiás).

Situação de Risco

O projeto vai ao encontro das medidas previstas no Decreto 9.872/2021, que “declara situação de risco de emergência hídrica nas Bacias Hidrográficas do Rio Meia Ponte e do Ribeirão Piancó e define ações para garantir o uso prioritário da água”.

Dentro do cronograma já se realizaram intervenções que incluem implantação de curvas de nível e a construção de barraginhas.

O curso desenvolve-se nas propriedades rurais das produtoras Elza Farnezi e Ilza Mendes. Ambas assinaram em março de 2022, termo de adesão ao programa Goiás Rural Sustentável, do Governo de Goiás.

Tiago Mendonça, secretário da Seapa, explica que foi em 2022 que se firmou a parceria entre a instituição, Semad, Saneago e parceiros junto a as produtoras de Ouro Verde. A intenção é desenvolver um projeto pioneiro no estado, que servirá de referência para a produção sustentável em Goiás.

“Avançamos bastante no cronograma das ações e já é possível visualizar as mudanças positivas que ocorreram nas propriedades”, salienta.

Sistema Hídrico

O superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social da Seapa, José Ricardo Caixeta Ramos, lembra que a ação é uma determinação do governador Ronaldo Caiado. Tem a missão de fortalecer o sistema hídrico dessa importante área que abastece a região metropolitana de Goiânia.

“Além de proteger nascentes e gerar reservatórios de água para conservação, as medidas também contribuem para a produção rural de forma sustentável nessas propriedades. Estamos avançando cada vez nesse projeto que será inspiração para todo o Estado”, acrescenta.

A gerente de Infraestrutura Rural da Seapa, Cláudia Abrão Nogueira, complementa que as atividades coordenadas pela Seapa são possíveis também pela participação dos parceiros da ação.

“Este curso, por exemplo, será à frente técnicos do Senar Goiás e o material disponibilizado pela Saneago. Cada ação se realiza contando com a parceria de instituições estratégicas e ganham todos, inclusive, a população das cidades, com melhor garantia de abastecimento”, reforça.

Referência

Conforme reforça o assessor técnico da Gerência de Agricultura Irrigada da Seapa, Alisson Luis Ferreira, as propriedades estão sendo fotografadas e tendo indicadores mensurados.

 “Nosso objetivo é, além de atender o Decreto que estabelece as ações prioritárias, fazer com que essas propriedades se tornem modelos para outras propriedades goianas de boas práticas na conservação de água e solo”, finaliza.

Após o cercamento das áreas de proteção ambiental, o projeto prevê, ainda, uma última etapa que prevê o plantio de mudas de árvores nativas do Cerrado para preservação ambiental.