Claque Retomada Cultural chega à cidade de Goiás

Nila Branco e Anderson Richards estão entre as atrações do Claque Retomada Cultural na cidade de Goiás, neste fim de semana (Foto: Secult/divulgação)

A Secretaria da Retomada, em parceria com o Sesc Goiás, leva o Claque Retomada Cultural à cidade de Goiás, neste fim de semana. De sexta-feira (3/2) a domingo (5/2), a maior maratona artística do Brasil ofertará, gratuitamente, ao público 75 apresentações de música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual e literatura.

As atrações se apresentarão no Mercado Municipal e no Cine Teatro São Joaquim. A programação também contemplará exposições e intervenções urbanas, que acontecem em vários pontos da cidade.

Um dos destaques da agenda na cidade de Cora Coralina é o show Gopop. A atração reúne Nila Branco, Anderson Richards (vocalista do Mr. Gyn) e Marco Anttonini. A apresentação será no domingo, a partir das 20 horas, no Mercado Municipal.

Mostra de cinema

Conhecida mundialmente por sediar um dos mais importantes festivais de cinema ambiental do mundo, o Fica, a cidade de Goiás contará com uma mostra de cinema pelo Claque Retomada Cultural. Serão exibidas 24 produções, entre curta, média e longa metragem. Confira no site a programação completa.

O secretário da Retomada, César Moura, considera que levar o Claque Retomada Cultural a cidades do interior é mais uma oportunidade de reconhecer os talentos goianos e movimentar a economia.

“Esta enorme maratona cultural permite que o público tenha acesso gratuito a diversas atrações, que o comércio local se movimente e que os artistas sejam reconhecidos e valorizados”.

Oportunidades

Para o diretor regional do Sesc-Senac, Leopoldo Veiga Jardim, o Claque Retomada Cultural visa incentivar e gerar oportunidades.

“A classe artística foi bastante prejudicada com a pandemia. Com esse incentivo, vários artistas estão tendo a oportunidade de recomeçar seus trabalhos. É um fôlego a mais para a cultura goiana”.

O presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, Marcelo Baiocchi, pontuou sobre a importância do Claque Retomada Cultural para movimentar o cenário cultural e econômico.

“A descentralização da cultura permite que várias cidades do interior goiano recebam atividades artísticas de forma gratuita. Uma oportunidade para movimentar o setor econômico e proporcionar maior fluxo no turismo”, ressaltou.

O Claque Retomada Cultural já levou cultura ao público de Goiânia, Luziânia, Itumbiara e Rio Verde. Depois da cidade de Goiás, a maratona segue para Jaraguá (10 a 12/2), São Miguel do Araguaia (24 a 26/2) e Posse (3 a 5/3).