Hospital de Formosa realiza primeira captação de órgãos para transplantes

Hospital Estadual de Formosa realiza primeira captação de órgãos, que serão destinados a pacientes que aguardam na fila por transplantes em Goiás (Foto: Imed)

A regionalização da saúde permitiu que neste sábado (4/2) fosse realizada a primeira captação de órgãos no Hospital Estadual de Formosa Dr. César Saad Fayad (HEF), na Região de Saúde do Entorno Norte. Com o apoio de transporte aéreo da Casa Militar, a equipe da Gerência de Transplantes da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), composta por dois médicos e duas enfermeiras, foi até o hospital para conduzir o processo de captação.

A gerente de Transplantes da SES-GO, Katiúscia Freitas, explica que foram captados rins e córneas após a constatação de morte encefálica da doadora de 74 anos. “A família autorizou a doação dos órgãos após o diagnóstico da morte encefálica devido a um traumatismo craniano. É um momento difícil para a família, mas tiveram a sensibilidade para autorizar a doação”.

“Todos os órgãos doados beneficiarão pacientes que estão na fila no estado”, garantiu a gerente. As córneas foram captadas pela Fundação Banco de Olhos e os rins foram para o Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), unidade da rede estadual referência em realização deste tipo de transplante.

Katiúscia Freitas lembra que esse trabalho foi possível graças ao empenho das equipes do hospital, em conjunto com a Gerência de Transplantes e a Casa Militar, que colaboraram na estrutura logística da captação e transporte dos órgãos. “Tivemos apoio do serviço aéreo para deslocamento de Goiânia até Brasília, e de lá a equipe terrestre do hospital colaborou para o trajeto”.

Momento histórico para o HEF

A paciente deu entrada no pronto socorro do HEF após sofrer queda da própria altura. A equipe médica do hospital prestou toda assistência, realizando exames clínicos e de imagem, chegando à conclusão da morte encefálica da paciente, explicou a coordenadora de enfermagem da UTI do hospital, Bruna Soares.

“Após todo esse processo fizemos contato com a família sobre o óbito, e os próprios familiares já levantaram a hipótese para a doação de órgãos. Fizemos a entrevista e a doação foi autorizada”.

Hospital de Campanha

Estadualizado em 2020, o HEF funcionou como Hospital de Campanha durante o período crítico da pandemia de Covid-19, prestando atendimento aos moradores da Região de Saúde do Entorno Norte, composta por oito municípios e mais de 260 mil habitantes.

Atualmente a unidade conta com 80 leitos, sendo 20 de UTI e um pronto-socorro para atendimentos de urgência e emergência. O hospital conta com especialistas em clínica médica, cirúrgica, obstétrica e ortopédica, e com essa captação avança nos serviços prestados na rede de saúde estadual.