Agentes de crédito serão capacitados em FCO Digital

A expectativa é capacitar cerca de 500 pessoas, entre gestores e agentes de crédito das cooperativas Sicoob, Sicred e Cresol, que integram o Sistema OCB-GO, e ainda extensionistas da Emater (Foto: Seapa)

Gestores e agentes de crédito do Sistema OCB-GO participam, na próxima quinta-feira (9/2), de uma capacitação em FCO Digital. O treinamento será das 9 às 11 horas, no Espaço Inovacoop Goiás, em Goiânia, sob a condução do assessor técnico da Sudeco, João Paulo Batista Cabral.

A expectativa é capacitar cerca de 500 pessoas, entre gestores e agentes de crédito das cooperativas Sicoob, Sicred e Cresol, que integram o Sistema OCB-GO, e ainda extensionistas da Emater que auxiliam agricultores familiares na elaboração de projetos de financiamentos.

Cartas-Consulta Digitais do FCO

Gestores e agentes de crédito vão conhecer em detalhes o Sistema de Cartas-Consulta Digitais do FCO e poderão tirar dúvidas sobre o preenchimento de propostas na plataforma.

O processo de transição digital do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) teve início no ano passado, com o desenvolvimento da plataforma e a realização dos primeiros treinamentos de operadores, que foram colaboradores da Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento) e do Banco do Brasil.

Os parceiros capacitados já começaram a receber e a elaborar propostas digitais. No caso do FCO Rural, as cartas digitais representaram 49,5% do total de propostas aprovadas pela Câmara Deliberativa do Conselho de Desenvolvimento do Estado em janeiro.

O evento tem o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), além da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural, e Pesquisa Agropecuária (Emater).

Balanço de 2022

Em 2022, a Câmara Deliberativa do Conselho de Desenvolvimento do Estado aprovou 1.423 cartas-consulta e autorizou R$ 1,7 bilhão em financiamentos do FCO Rural. Os projetos contemplados declararam a intenção de criar 2.590 empregos diretos em 163 municípios.

A maior parte dos recursos — 77,4% — foi destinada a estabelecimentos rurais de mini, pequeno e pequeno-médio portes. “É uma das principais políticas públicas para o setor agropecuário goiano, e a modernização do sistema contribui para seu fortalecimento. Todos ganharemos”, avalia Mendonça.

Capacitação em FCO Digital

Data: 9 de fevereiro de 2023 (quinta-feira)
Horário: das 9 às 11 horas
Local: Espaço Inovacoop – Edifício Goiás Cooperativo (Av. Deputado Jamel Cecílio, 3.527 – Jardim Goiás, Goiânia-GO)