Policiais militares concluem 1º Curso de Policiamento Escolar

Vinte e quatro policiais militares que se formaram vão integrar o Batalhão especializado e auxiliar no policiamento das escolas públicas goianas (Foto: SSPGO)

O policiamento em unidades escolares de Goiás receberá um reforço no efetivo com a formatura de 24 policiais militares do Batalhão Escolar da Polícia Militar no 1º Curso de Policiamento Escolar. A solenidade de entrega de diplomas foi realizada nesta terça-feira (07/02), no auditório da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Goiânia.

O curso teve duração de 30 dias e contemplou temáticas como: Estatuto da Criança e do Adolescente, primeiros socorros e ações de estratégia para atuação em ocorrências envolvendo o ambiente educacional.

Segurança e educação

A secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, que participou da solenidade de formatura, destacou que o trabalho do Batalhão de Policiamento Escolar da PM é de fundamental importância para a educação.

“Saber que vocês fizeram um curso para ajudar, ainda mais, a lidar com os nossos alunos é muito importante. Vocês têm inteligência e preparação para isso. Não adianta nada termos os melhores sistemas de segurança, se não tivermos pessoas preparadas”, ressaltou.

E complementou. “Em nome de todos os servidores, dos mais de 43 mil estudantes e de 999 escolas, estou aqui para dizer muito obrigado”, enfatizou.

Representando o secretário de Segurança Pública, Renato Brum, o superintendente de Inteligência Integrada da SSP, coronel Marco Antônio de Castro Guimarães, falou da importância do curso de aperfeiçoamento.

“Nós sempre fomos incentivadores do ensino, do conhecimento e do aperfeiçoamento. A importância disso se reflete na diferença que vocês fazem para a educação”, afirmou.

O comandante-geral, coronel André Henrique Avelar, agradeceu o apoio da SSPGO e reforçou a necessidade do Batalhão de Policiamento Escolar.

“Esta unidade é imprescindível, uma vez que a educação é algo de mais importante em uma sociedade organizada. E, junto a isso, a segurança tem que caminhar. Portanto, continuem buscando e se especializando, para que a unidade continue crescendo e contribuindo para a sociedade”, destacou o comandante.

Batalhão Escolar

Criado pela Polícia Militar em 2003, o Batalhão Escolar tem o intuito de prevenir a violência nas escolas. Trata-se de uma unidade especializada no atendimento à comunidade escolar, cuja atribuição é realizar o policiamento ostensivo nas unidades de ensino do Estado. A intenção é promover ações de conscientização e contribuir para a redução da criminalidade.