Doação de sangue vale pontos no Banco de Oportunidades do ProBem

Alunos beneficiados com o programa do Governo de Goiás poderão realizar doações de sangue e plaquetas, bem como realizar o cadastro como doador de medula óssea em toda a Rede Hemo (Foto: OVG)

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) abriu abriu o Banco de Oportunidades do Programa Universitário do Bem (ProBem) para o primeiro semestre de 2023.

Os alunos beneficiados com o programa do Governo de Goiás poderão realizar doações de sangue e plaquetas, bem como realizar o cadastro como doador de medula óssea em toda a Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) para pontuar no Banco de Oportunidades.

Banco de Oportunidades do ProBem

De acordo com a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, o Banco de Oportunidades do Probem tem como objetivo integrar os estudantes a ambientes de trabalho e também aproximá-los de ações sociais que devolvam para sociedade o engajamento cívico.

“A OVG conta com o apoio de parceiros que possibilitam o acesso e a integração ao mundo do trabalho a partir de experiência profissional, a participação em cursos de aperfeiçoamento e em ações sociais, assim como conta com instituições sociais e assistenciais que trabalham o lado humano dos estudantes, como é o caso dos bancos de sangue”, destacou.

Adryanna Melo Caiado ressalta que os bolsistas podem doar sangue e fazer o cadastro para possível doação de medula óssea, bem como convidar amigos e familiares para fazerem o mesmo, doando em seu nome. Assim, cumprem com esse pilar no Banco de Oportunidades e ainda ajudam a salvar vidas.

Agendamento

Os alunos precisam acessar a Central do Bolsista, no site da OVG, para agendar a atividade de doação de sangue ou cadastro para doação de medula como forma de pagamento da contrapartida.

“Os beneficiários precisam agendar a atividade na Central do Bolsista. Desta forma, quando esse bolsista for ao Hemocentro, a unidade já estará informada sobre a doação e poderá enviar a comprovação diretamente para a OVG, sem riscos de invalidar a atividade”, concluiu.

Além do agendamento, no site da OVG, os estudantes também devem marcar previamente a doação de sangue no site do Hemocentro ou por meio do telefone 0800 642 0457.

A diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, destacou que a iniciativa, além de proporcionar o cumprimento da contrapartida do programa, faz com que os estudantes reflitam sobre a importância da doação de sangue.

“Doar sangue é um gesto de amor ao próximo, e o incentivo realizado pela OVG aos estudantes é uma ação de suma importância, não apenas para pagar as horas da contrapartida ou abastecer os estoques da Rede Hemo, mas também é uma forma de criar a cultura de doação entre esse público, que na maioria é jovem e pode mobilizar outras pessoas para também se juntarem a essa corrente do bem”, enfatiza a diretora.

Quem pode doar?

Para fazer uma doação de sangue é necessário:

  • estar saudável;
  • ter peso acima de 50 quilos;
  • apresentar documento oficial com foto;
  • idade entre 16 e 69 anos.

Quem tomou a vacina contra a febre amarela ou sarampo deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. No caso da vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. Enquanto para a imunização contra Covid-19, é preciso aguardar 48 horas após a dose da Coronavac e sete dias após a aplicação das demais vacinas.

Onde doar?

Hemocentro Estadual Coordenador Professor Nion Albernaz (Avenida Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra), em Goiânia.

Unidades da Rede Hemo no interior do estado: Rio Verde, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu.

Quando doar?

De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, em todas as unidades. Em Goiânia, também aos sábados, das 8 às 12 horas.