Saúde promove ação no Carnaval dos Amigos neste sábado

Carnaval dos Amigos, que volta ao seu formato neste sábado (11/2), com a concentração de blocos a partir de 12 horas (Foto: arquivo)

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) estará presente no Carnaval dos Amigos, que volta ao seu formato neste sábado (11/2), com a concentração de blocos a partir de 12 horas. Às 18 horas, os foliões seguem para Avenida 85, com grande show. Os organizadores esperam um público de 100 mil pessoas.

Na Avenida 85, na altura do Setor Bueno, a concentração dos foliões começa mais cedo e, por isso, as equipes da SES-GO estarão a postos a partir das 17 horas. Vão distribuir preservativos e panfletos sobre HIV/aids e prevenção infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

“É um evento com grande concentração, principalmente, de jovens que querem curtir a festa. Mas é importante aproveitar para conscientizar sobre prevenção de doenças e infecções sexualmente transmissíveis”, reforça a gerente de Atenção Primária da SES-GO, Ticiane Peixoto.

A ação ocorre durante todo o ano, e ganha reforço no período pré-carnaval. Neste mês, as equipes seguem um cronograma em pontos estratégicos:  terminais de ônibus do Dergo, Praças A e da Bíblia, Padre Pelágio, Novo Mundo e Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer).

Além da distribuição de preservativos e panfletos nesses locais, também serão realizadas as testagens de HIV/aids, sífilis, hepatites B e C.

Casos registrados

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) registra, de janeiro de 2021 a dezembro de 2022, em Goiás,  3.071 casos de HIV e  1.188 casos de aids: 892 do sexo masculino e 292 do feminino. A faixa etária de maior contaminação entre adultos é de 20 a 39 anos (56% dos casos).

No mesmo período, foram registrados casos de sífilis na população masculina e feminina e outros  1.186 casos de sífilis congênita – quando passa da gestante para o bebê). 

Também foram notificados 1.514 casos de hepatite B, dos quais 825 no sexo masculino e 688, no feminino. Ainda de janeiro de 2021 e dezembro de 2022, oram registrados 1.014 casos de hepatite C –  589 do sexo masculino e 423 do feminino.

Yara Galvão/Comunicação Setorial