Meio Ambiente discute ações sustentáveis para o município de Goiás

Semad e Prefeitura de Goiás debatem cláusulas de acordo de cooperação técnica celebrado para execução de ações de desenvolvimento sustentável no município (Foto: Semad)

Para discutir os principais pontos do acordo de cooperação, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e representantes do município de Goiás se reuniram nesta quinta-feira (02/02). Em pauta, ações de desenvolvimento sustentável no município.

A parceria foi firmada em agosto de 2022, durante o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Segundo a superintendente de Recursos Hídricos e Saneamento da Semad, Camila Campos, cooperação entre a pasta e a prefeitura viabilizará a execução de ações relacionadas a saneamento, conservação de água e solo, e regularização de usuários de recursos hídricos.

Capacitações e campanhas

O acordo estabelece que a Semad deve implementar, entre outras ações,  capacitação sobre reciclagem e destinação final ambientalmente correta de resíduos orgânicos domiciliares, campanhas de orientação e regularização de usuários de recursos hídricos, incluindo o tema de segurança de barragens.

O acordo propõe ainda que a Secretaria deve realizar o monitoramento hidrometeorológico telemétrico do Rio Vermelho, ou seja, o acompanhamento contínuo da variação do volume de água da chuva e do rio, e emitir alertas de eventos críticos de cheias no Rio Vermelho.

Medição automatizada

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explica que com a medição automatizada é possível monitorar o nível da água no rio praticamente em tempo real.

A partir da informação, é possível acionar toda estrutura local, prefeitura, Bombeiros e Defesa Civil para atuarem em situações de risco decorrentes da elevação do volume de água causado pelas fortes chuvas, que nos últimos anos tem comprometido a segurança da população.

Outra ação importante para o desenvolvimento social, turístico e ambiental do município será a implantação de uma rede de qualidade de água na cidade de Goiás, onde será possível identificar problemas de contaminação hídrica caso existam e apontar soluções aos gestores.

Ao município de Goiás, o documento determina a viabilização de condições para a execução de atividades de Educação Ambiental em escolas públicas e privadas. O acordo prevê também a realização pré-diagnóstico dos locais para a realização da campanha de orientação e regularização de usuários dos recursos hídricos.

O secretário municipal de meio ambiente de Goiás, Lucas Clementino, destacou a importância da parceria para o desenvolvimento de ações integradas com a política ambiental do município, visando a “gestão eficiente dos resíduos sólidos e a conservação do patrimônio ambiental, histórico e cultural”.