Economia: Tecnologia da Informação migra sistemas no Carnaval

A parada programada vai envolver 45 colaboradores da Superintendência de Tecnologia da Informação e começa às 19h de sexta-feira (17/02) (Foto: Denis Marlon)

O ritmo de trabalho na Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) é intenso às vésperas da migração das aplicações do Mainframe para plataforma mais moderna. A parada programada vai envolver cerca de 45 colaboradores da Superintendência e começa às 19h de sexta-feira (17/02). Os preparativos foram checados pelo STI, Gustavo Vieira e equipe na manhã desta terça-feira (14/02).

A migração dos sistemas que estão no Mainframe para nova plataforma será do dia 17 (início às 19h) a 21 de fevereiro (término às 23h59), durante o feriado do Carnaval.

“O novo ambiente vai significar maior performance e alta disponibilidade dos serviços para os usuários internos (servidores) e externo (contribuintes)”, ressalta o superintendente de Tecnologia da Informação (STI), Gustavo Viera Tomás. 

Para a migração, os sistemas corporativos e finalísticos vinculados à Economia ficarão totalmente ou parcialmente indisponíveis no período. A STI encaminhou ofício a todos os órgãos que serão afetados e, também, aos departamentos da Economia, no mês passado. 

Essa é mais uma ação do processo de modernização do parque tecnológico da atual gestão da Economia.

“O período do feriado de Carnaval foi escolhido para mitigar o impacto que pode causar aos colaboradores da Economia e de outras secretarias do governo estadual e aos contribuintes”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação, Gustavo Vieira Tomás. 

Projeto 

O projeto de migração dos sistemas do Mainframe para a plataforma x86 no Data Center Corporativo foi iniciado em fevereiro do ano passado, pela STI em parceria com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). É um processo complexo executado em várias etapas ao longo desse período.  

Principais sistemas:

  • A emissão dos documentos fiscais não será afetada (NF-e, NFC-e, CT-e, MDF-e, BP-e). 
  • A emissão integrada da GTA e NFA. Nesse caso o pecuarista terá que emitir os dois documentos separadamente. Clique e veja o fluxo elaborado pela coordenação de Documentos Fiscais da Gerência de Informações Econômico-Fiscais. 
  • A comunicação com o Detran também estará suspensa, o que impedirá que o contribuinte que tem débito de exercícios anteriores (IPVA autuado) regularize o CRLV mesmo pagando a dívida durante o feriadão.
  • Sistemas do Cadastro de Contribuintes e ITCD também serão afetados. 

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) disponibiliza canais para atender contribuinte que encontrar algum problema operacional: (62) 3309-6900 ou e-mail ti-atendimento.economia@goias.gov.br

Leia mais sobre o assunto:

Integração da GTA e NFA ficará suspensa no carnaval para migração dos sistemas da Economia

Carnaval: Com migração de sistemas na Economia, contribuinte com atraso no IPVA deve ficar atento