Goianos ganham 33 medalhas em competição nacional de taekwondo

No alto do pódio, lutadora bolsista do Pró-Atleta Dângela Guimarães garante classificação para o Campeonato Mundial de Taekwondo. (Foto: Divulgação)

Goiás foi bem representado no Grand Slam Nacional de Taekwondo, realizado no último fim de semana na Arena Carioca, no Rio de Janeiro. O evento também contou como seletiva nacional aberta para a seleção brasileira. Ao todo, os atletas goianos subiram ao pódio em 33 oportunidades, conquistando 10 medalhas de ouro, 11 de prata e 12 de bronze.

Na categoria adulto, destaque para os resultados no Kyorugui (combate). Quem conquistou um lugar no topo do pódio foi a lutadora Dângela Guimarães, que assegurou a medalha de ouro na disputa até 46 kg, após quatro vitórias na competição. O resultado garantiu classificação para o Campeonato Mundial de Taekwondo, que será disputado entre os dias 29 de maio e 6 de junho, no Azerbaijão.

Patrik Cardoso conquistou a medalha de prata na categoria acima dos 87 kg, ficando na suplência da Seleção Brasileira. Já Fernando Manresa levou o bronze na categoria até 87 kg. No Poonsae (performance), o destaque foi João Carlos Soares, que conquistou uma medalha de ouro nas duplas e uma de prata na categoria individual freestyle.

Pró-Atleta

Os quatro lutadores são bolsistas do Pró-Atleta, programa de fomento ao esporte de alto rendimento que contempla 600 desportistas que representam o Estado em competições nacionais e internacionais.

“Conto com o apoio do Pró-Atleta há vários anos, e ele sempre foi muito importante na minha trajetória, me dando suporte para conquistar resultados esportivos como esse. Estou muito feliz pelo título e a vaga no Mundial. Agora é continuar focada na preparação para representar bem o Brasil e Goiás nesse Mundial”, disse Dângela Guimarães.

Fernando Manresa comemorou o resultado no Grand Slam. O próximo foco do lutador é a disputa do Pan Series, que também será realizado no Rio de Janeiro.

“Esse resultado é muito importante para mim, pois a competição conta com atletas olímpicos, de elite, os melhores do Brasil. Agora é focar na disputa do Pan Series, que já é um campeonato internacional, com atletas dos Estados Unidos, que são muito fortes. É melhorar a preparação e buscar mais uma medalha, em uma competição que vale pontos para o ranking internacional”, destacou Manresa.