AGR reforça ações de ouvidoria e fiscalização no Carnaval

Coordenação de Fiscalização de Transporte da AGR enviará equipes de reforço para os acessos às regiões do Vale do Araguaia, das Águas Quentes, do Lago Serra da Mesa e de Pirenópolis e, também, manterá equipes na Região Metropolitana (Foto: AGR)

A Agência Goiana de Regulação (AGR) estará, desta sexta a Quarta-feira de Cinzas (17 a 22/02), com equipes itinerantes da Ouvidoria Setorial e da Coordenação de Fiscalização de Transportes nas regiões de maior fluxo de pessoas no período de Carnaval.

O objetivo da operação é ouvir e registrar manifestações de usuários dos serviços regulados pela agência e fiscalizar o transporte de passageiros em todo o Estado, visando coibir o transporte clandestino e garantir a qualidade dos serviços no transporte regular.

Operação Carnaval

Neste Carnaval, a Ouvidoria Setorial centrará esforços numa operação itinerante no município de Caldas Novas. Os servidores Adriano Guimarães, Fernando Barros de Moraes e Marcela de Oliveira Faleiro vão atender os usuários de transporte intermunicipal, saneamento básico, bens desestatizados e energia em vários pontos da entrada da cidade e também no terminal rodoviário de passageiros.

Segundo o ouvidor setorial da AGR, Francisco Vieira de Macedo, no terminal, o trabalho será, principalmente, o de orientar os usuários do transporte intermunicipal sobre seus direitos e deveres e, se necessário, registrar reclamações sobre atrasos de viagens, manutenção de veículos, o passe do idoso e da pessoa com deficiência, superlotação e outros problemas relativos aos serviços do transporte regular.

E, também, orientar sobre os demais setores regulados pela agência. “Nosso objetivo é ouvir a população, falar do trabalho que a AGR realiza e estar mais perto dos usuários”, ressalta o ouvidor.

Conforme observa, essa Operação Carnaval ocorre no contexto do Programa Ouvidoria Itinerante que a unidade desenvolve desde 2017 e que busca levar a AGR para junto das comunidades, em ações como os mutirões do governo; o Alego Ativa, da Assembleia Legislativa; o Nordeste Solidário; e, em breve, os encontros regionais do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). Durante essas ações, as equipes levam ao público, por exemplo, informações sobre como evitar o transporte clandestino.

De acordo com o ouvidor setorial, uma forma simples que os passageiros têm de verificar se um ônibus é registrado ou não na AGR é observar se há na lateral ou na traseira do veículo o selo da AGR com o número do ônibus. Caso o selo não esteja à vista, o usuário pode reclamar junto à Ouvidoria Setorial que, durante o período de carnaval, atenderá pelo WhatsApp 62 9 8480 7353 e pelos canais digitais: e-mail: ouvidoria@agr.go.gov.br e site:

Fiscalização

A Coordenação de Fiscalização de Transporte da AGR enviará equipes de reforço para os acessos às regiões do Vale do Araguaia, das Águas Quentes, do Lago Serra da Mesa e de Pirenópolis e, também, manterá equipes na Região Metropolitana.

O principal foco dessas ações será impedir que empresas ou pessoas físicas não cadastradas na AGR atuem com veículos não cadastrados e vistoriados fazendo viagens não autorizadas, sem as condições mínimas de segurança e oferecendo riscos aos passageiros.