HGG passa a realizar exame de urofluxometria
O Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) passará a oferecer, a partir do dia 22 de fevereiro, o exame de urofluxometria. Anteriormente, a unidade contava apenas com o exame de urodinâmica. A uroflexometria é uma técnica menos invasiva e tem a função de triagem nos pacientes que têm sintomas no trato urinário.
“A inclusão desse exame é uma forma do serviço de urologia prestar um melhor atendimento aos usuários do HGG. A ajuda da equipe de enfermagem é fundamental, consequentemente, esperamos que as filas diminuam e que as pessoas sejam bem cuidadas”, destaca o urologista da unidade, Dainer Domingues Lourenço Pereir .
Exame de urofluxometria
A urofluxometria mede, em forma de gráfico, a micção (ato de expelir urina, voluntariamente ou não) do paciente. O chefe do serviço de urologia do HGG, Theo Rodrigues Costa, explicou que não é um exame rotineiro. Ele é indicado quando há queixa de dificuldade miccional ou micção alterada.
“Esse exame serve para diferenciar os pacientes que têm uma micção normal daqueles que estão possivelmente obstruídos, especialmente os pacientes homens, diagnosticados com hiperplasia benigna da próstata. Nesse caso, é um exame fundamental para avaliar se realmente será necessário um tratamento complementar”, explica.