Caiado recebe 2ª dose de vacina contra Covid-19

Governador recebe 2ª dose da vacina contra Covid-19, na Escola Rotary Goiânia Oeste, no Jardim América, em Goiânia: “A nossa preocupação é avançarmos, o máximo possível, na vacinação, porque há perspectiva de se ter uma nova onda” (Fotos: Cristiano Borges e Júnior Guimarães)

O governador Ronaldo Caiado completou, nesta terça-feira (20/04), o ciclo de imunização contra a Covid-19 ao receber a segunda dose da vacina CoronaVac, na Escola Rotary Goiânia Oeste, em Goiânia. Caiado tem 71 anos e tomou a primeira dose no dia 23 de março, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), dentro do calendário voltado ao grupo prioritário de idosos.

No posto de vacinação, o governador pediu que todos se atentem aos prazos. Mais de 46 mil goianos ainda não completaram a prevenção contra a doença. “Isso é um sonho de todos nós”, definiu ao reiterar a necessidade de seguir as recomendações de segurança sanitária, mesmo após a proteção vacinal. “Depois da primeira dose, 45 dias após, você já tem uma produção de anticorpos, mas isso não autoriza a deixar de cumprir os protocolos”, ponderou.

“A nossa preocupação é avançarmos, o máximo possível, na vacinação, porque há perspectiva de se ter uma nova onda”, alertou. Neste sentido, Caiado intensificou o trabalho para ampliar ainda mais a oferta de imunobiológicos em Goiás e no país. Na última sexta-feira (14/04), em reunião com a Organização das Nações Unidas (ONU), o governador solicitou à secretária-geral adjunta Amina Mohammed que a entidade trabalhe ativamente para que o Brasil e demais países sejam autorizados a produzir, mediante o pagamento de royalties, o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) das vacinas contra a Covid-19.

A ONU anunciou que vai antecipar ao Brasil o repasse de 4 milhões de doses, que devem chegar ainda neste mês de abril, e mais 4 milhões em maio pelo consórcio Covax Facility.

O secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino, acompanhou o governador na vacinação e sinalizou a chegada de uma nova remessa de imunizantes, provavelmente na próxima quinta-feira (22/04). O Ministério da Saúde ainda não definiu o quantitativo que será destinado, mas a expectativa é avançar na imunização de idosos e iniciar as pessoas com comorbidades.

“O que modificou é que pessoas com síndrome de down e do espectro autista foram incluídas”, acrescentou. O secretário municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, também esteve presente no local.

Vacinação em Goiás

Segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), o Estado já recebeu 1.557.880 imunizantes, sendo 1.186.680 da CoronaVac e 371.200 da AstraZeneca. Do total, mais de 93% já foram distribuídos aos municípios goianos, somando 1.460.530 doses.

Em todo o Estado, já foram aplicadas a primeira dose da vacina contra Covid-19 em 739.403 pessoas, e a segunda, em 242.218.