Banco de Alimentos da OVG supera marca de 5 mil toneladas de frutas, verduras e legumes doados

Desempregada, Daiana Alves é uma das 52 mil pessoas beneficiadas pelo Governo de Goiás e pela OVG com a distribuição de alimentos. “Hoje, só tenho a agradecer por esse trabalho tão bonito”. (Fotos: Handressa Simão)

O Banco de Alimentos da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) superou a marca de cinco milhões de quilos de alimentos arrecadados com concessionários, permissionários e pequenos produtores que atuam nas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO).

As frutas, verduras e legumes in natura arrecadados, após serem separados e higienizados, são distribuídos para famílias vulneráveis e entidades sociais de Goiânia e Região Metropolitana. Os alimentos contribuem com o combate à fome e o fortalecimento da saúde dos beneficiários, com base nas recomendações nutricionais.

Desde que a OVG assumiu o Banco de Alimentos, em julho de 2019, a unidade beneficiou 268 instituições sociais e 3.390 famílias. Além da doação de frutas e hortaliças, como auxílio na luta contra a fome, o Banco de Alimentos promoveu, em todo o estado, ações de educação alimentar e nutricional. Ao todo, 52 mil pessoas já foram beneficiadas pela iniciativa.

De acordo com a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, tudo isso é resultado do trabalho sério do Governo de Goiás junto aos mais necessitados.

“Saber que mais de 50 mil pessoas foram beneficiadas pelo Banco de Alimentos é uma alegria enorme para todos nós. Quando pensamos nessa quantidade de gente, temos a certeza de que essa é uma missão que deve ser fortalecida cada vez mais, como temos feito desde 2019”.

Esperança

Quando chegou ao Banco de Alimentos em setembro de 2022, Daiana Alves, 39 anos, encontrava-se numa situação difícil. Desempregada, ela soube da iniciativa por uma amiga.

“Aquela notícia me encheu de esperança, porque eu soube que não estava sozinha, que não estava desamparada”, conta Daiana, que vive com o filho, Ravi, de um ano e cinco meses.

Assim como ela, o aposentado Antônio Aureliano, 73 anos, também encontrou alento no Banco de Alimentos da OVG.

“Quando a gente vai em alguma consulta, o doutor diz que a gente tem que comer fruta e verdura para fortalecer, mas não é toda semana que sobra para fazer a feira. Agora, com esse serviço aqui da OVG, ajuda demais. Eu mesmo passei a ser mais sadio depois que passaram a me ajudar”.

Banco de Alimentos da OVG supera marca de 5 milhões de alimentos distribuídos
Para Antônio Aureliano, 73 anos, o Banco de Alimentos não mata apenas a fome, mas contribui com a saúde. “Eu mesmo passei a ser mais sadio depois que passaram a me ajudar”. (Fotos: Handressa Simão)

Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos da OVG funciona em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO) e distribui, em média, 120 toneladas de hortifruti por mês a famílias vulneráveis e entidades sociais.

Em outubro de 2021, ampliou-se o atendimento com o lançamento do Programa NutreBem. Desde então, 128 mil unidades do Mix do Bem, que inclui arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho e cebola desidratados, e legumes embalados a vácuo, e 32 mil embalagens de frutas desidratadas também foram doadas às famílias em vulnerabilidade, tanto na capital quanto no interior do estado.

Segundo a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, essa ampliação possibilita que os alimentos cheguem a ainda mais famílias, independentemente da distância.

“Com os alimentos in natura, que são muito perecíveis por serem frescos, tínhamos o obstáculo da logística. Então, distribuíamos apenas nos municípios mais próximos do Capital”.

Como se cadastrar?

Para receber as frutas, verduras e legumes distribuídos pelo Banco de Alimentos, famílias em vulnerabilidade e representantes de instituições sociais podem se dirigir diretamente à unidade, que fica nos fundos da Ceasa, no Jardim Guanabara, em Goiânia, com documentação pessoal. A lista de documentos pode ser acessada no site.