Escola do Futuro em Aparecida ganha nove laboratórios

Governador Ronaldo Caiado durante inauguração de laboratórios da EFG Luiz Rassi: “o que há de mais sofisticado e novo na área de tecnologia” (Foto: Wesley Costa)

Nove laboratórios e dois ambientes de inovação para cursos gratuitos estão disponíveis aos moradores de Aparecida de Goiânia, na Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) Luiz Rassi, localizada no Jardim Buriti Sereno.

A inauguração da nova estrutura foi realizada pelo governador Ronaldo Caiado nesta sexta-feira (24/02). Cerca de 90 mil jovens de 20 bairros devem ser beneficiados. O investimento é de R$ 5,9 milhões, com verbas do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

A unidade recebeu laboratórios de informática; economia criativa; eletrônica; inteligência artificial; robótica; tecnologias da automação; esportes eletrônicos; e STEAM (plataforma de jogos digitais).

“Vamos proporcionar às pessoas mais humildes e mais carentes uma oportunidade que só tinham aqueles que iam buscar ensino particular”, afirmou Caiado antes de visitar os espaços.

Ele estava acompanhado do vice, Daniel Vilela, que classificou a iniciativa como “extraordinária”. “O poder público precisa se atualizar, esse é o futuro”, avaliou Vilela.

Ainda de acordo com o governador, a EFG Luiz Rassi passa a ser referência para a formação tecnológica no estado, pois possui o que há de mais moderno no mercado. A escola é administrada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio de convênio com o governo.

“Nós temos aqui computadores de última geração e temos cursos na área de inteligência artificial. Aqui vamos proporcionar o que existe de mais sofisticado e novo na área de tecnologia, inovação e criatividade”, disse.

Atualmente, a unidade oferece cursos gratuitos nas modalidades presencial e à distância. Os candidatos devem fazer a inscrição pelo site da Escola do Futuro. Para ser aluno, é preciso atender a dois requisitos: ter idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo.

Estudante da rede estadual, Pedro Henrique Ferreira Laranjeira, 17 anos, esteve no local durante a manhã à procura de cursos de robótica. “Quero fazer um curso de tecnologia e trabalhar para conseguir ajudar minha família”, contou.

Novos espaços devem beneficiar até 90 mil pessoas de 20 bairros, com cursos gratuitos (Foto: Wesley Costa)

Escola do Futuro Luiz Rassi

A EFG Luiz Rassi é uma das cinco escolas pertencentes à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Governo de Goiás. Além dos laboratórios, o prédio recebeu uma sala de coworking e uma pré-incubadora para criação de protótipos e desenvolvimento de soluções para o setor produtivo.

“A Escola do Futuro é um projeto que orgulha a secretaria. Nasce com o intuito de preencher as inúmeras vagas ligadas à tecnologia da informação que estão disponíveis no Brasil”, finalizou o titular da pasta, Marcio Cesar Pereira.