Colégio de Crixás cria projeto para fomentar aulas lúdicas por meio de poesias

O projeto literário foi aplicado nas aulas Reanp, empregando ferramentas como slides, vídeos e diálogos. No decorrer do projeto, os alunos formularam seus próprios poemas (Foto: Seduc)

A pandemia de Covid-19 tem causado momentos de sofrimento, angústias e perdas. E uma escola da rede pública estadual de Goiás, do interior do Estado, resolveu fazer um projeto educacional para fomentar aulas lúdicas que entrelaçassem as matrizes curriculares e promovessem a participação dos estudantes. Com o objetivo de desenvolver a comunicação subjetiva em expressões da escrita e da leitura, o Colégio Estadual João Xavier Ferreira, do município de Crixás, implementou, então, no mês de março deste ano, o projeto literário ‘Pela Janela da Casa: vozes brasileiras em meio à pandemia.’

Destinado aos estudantes da 2ª série do Ensino Médio, o projeto literário foi aplicado nas aulas em Regime Especial de Aulas Não Presenciais (Reanp), empregando ferramentas como slides, vídeos e diálogos. No decorrer do projeto, os alunos formularam seus próprios poemas.

Originado pela gestão escolar de Edilson Frevensol Ponciano e pela coordenadora pedagógica Simone Vilella, ‘Pela janela da casa’ teve o intuito de ampliar conhecimentos literários e referências de grandes poetas brasileiros.

De acordo com a professora do colégio, Pâmyla Dayane Xavier Barros, o projeto foi muito importante. “A poesia desperta a sensibilidade para a manifestação do poético no mundo, nas artes e nas palavras”, disse a professora, que destacou, ainda, a oportunidade de ouvir os estudantes e de se incentivar o desenvolvimento intelectual, motivacional e educativo dos jovens.

O projeto literário ‘Pela Janela da Casa: vozes brasileiras em meio à pandemia’ teve início no dia 04 de março e foi encerrado no dia 23 de março. Ao todo, foram realizadas oito aulas, conforme o conteúdo apresentado nas habilidades de ensino.