Março Azul Marinho alerta para combate ao câncer colorretal

O objetivo é envolver toda a rede de atenção à saúde, desde a prevenção ao diagnóstico (Arte: SES)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) orienta as regionais de saúde, ambulatórios e unidades hospitalares em geral a desenvolverem ações de promoção à saúde, conscientização, prevenção, rastreamento, diagnóstico e tratamento do câncer colorretal, com ênfase para o mês de março.

A iniciativa faz parte de lei estadual, instituída no ano passado, para ações de combate e prevenção ao câncer do colorretal.

O objetivo é envolver toda a rede de atenção à saúde, desde a prevenção ao diagnóstico regionalizado, por meio das Policlínicas Estaduais de Posse, Formosa, Goianésia, São Luís de Montes Belos, Goiás e Quirinópolis.

Para o tratamento oncológico, estão as unidades hospitalares de referência, entre eles, os Hospitais Estaduais do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu. Em Itumbiara São Marcos (HEISM), e o Hospital Padre Tiago na Providência de Deus (HPET), em Jataí.

O tratamento é feito ainda nas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), sob gestão municipal: Hospital Araújo Jorge, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e de Anápolis e Hospital Evangélico Goiano, também em Anápolis.

Estimativas de casos

O número estimado de casos novos de câncer de cólon e reto (ou câncer de intestino) para o Brasil, para triênio de 2023 a 2025, é de 45.630 por ano. Desses, 21.970 são entre os homens e 23.660, entre as mulheres.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de cólon e reto ocupa a terceira posição entre os tipos de câncer mais frequentes no país.

Em Goiás, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a incidência para para 2023 deve ser de 1.110 casos de câncer de cólon e reto, tanto em homens quanto em mulheres.

Também em março é lembrado o combate e a prevenção ao câncer de colo do útero, o Março Lilás. Essa doença ocupa a sexta posição entre os tipos mais frequentes de câncer. Nas mulheres, é o terceiro mais incidente.

Meta

O número estimado de casos novos do câncer do colo do útero para o Brasil, para o triênio de 2023 a 2025,  é de 17.010 por ano. Um risco estimado de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. Em Goiás, estimam-se 660 novos casos.

A meta da campanha é orientar a população goiana em geral para os riscos, sintomas e tratamento da doença.

A iniciativa faz parte das ações da Semana Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Colo de Útero e Colorretal. A ação é instituída pela Lei nº 21.238, de 12 de janeiro de 2022, e outorgada pelo Governo de Goiás. Pela legislação, a semana deve ser realizada, anualmente, na primeira semana de março.