Goiás começa a aplicar vacina bivalente contra Covid-19

Dose bivalente protege também contra a variante Ômicron (Foto: Arquivo)

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) dá início à aplicação da vacina bivalente contra Covid-19 em grupos prioritários, nesta segunda-feira (27/02). As 226,8 mil doses para a primeira fase da imunização estão disponíveis nos 965 postos de vacinação dos 246 municípios goianos.

O Ministério da Saúde dividiu a campanha em cinco fases. Nesta primeira fase, estão incluídas:

  • pessoas com 70 anos e mais;
  • pessoas a partir de 12 anos vivendo em instituição de longa permanência;
  • pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos;
  • população indígena, quilombolas e ribeirinhos, também a partir de 12 anos.

O cidadão que deseja receber a dose bivalente, que protege também contra a variante Ômicron, precisa comprovar que faz parte do grupo prioritário e que tomou as duas primeiras doses da vacina da Covid-19, ou seja, pelo menos duas doses da vacina monovalente, aquelas aplicadas desde 2021.

“É fundamental que a pessoa procure o posto de vacinação, pois ela vai se proteger ainda mais, ajudando a reduzir os casos graves de Covid-19 em Goiás”, conclama a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim.

Vacina bivalente contra Covid-19

A vacina bivalente é, até agora, o único imunizante atualizado com a subvariante Ômicron (BA.1 ou BA.4 – 5) aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Flúvia Amorim afirma que o quantitativo de doses necessário para todos os grupos prioritários está em processo de aquisição pelo governo federal.

“Os demais grupos serão inseridos de forma gradativa, de acordo com o recebimento de novas doses e cronograma do Ministério da Saúde”, pontua Flúvia.

Escute a matéria na Rádio Cora

Governo de Goiás inicia aplicação de vacina bivalente contra Covid-19 em grupos prioritários