HGG promove evento em alusão ao Dia Mundial da Obesidade

A unidade de saúde irá realizar uma série de atividades para os pacientes, como palestras educativas, treino em circuito e aulão de dança (Arte: HGG)

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG promove, na próxima sexta-feira, 3 de março, evento em alusão ao Dia Mundial da Obesidade, celebrado no dia 4 deste mês. Durante toda a manhã, a partir das 9 horas a unidade de saúde irá realizar uma série de atividades para os pacientes do Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO), como palestras educativas, treino em circuito e aulão de dança.

O HGG é referência no atendimento a pacientes com obesidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do PCCO. Louise Flores Silva, enfermeira do PCCO diz que os pacientes selecionados para participar da ação estão em fase de cuidados pré-operatórios para a cirurgia bariátrica.

“Esse evento será dinâmico, um atendimento diferente daquilo que os pacientes estão acostumados a ter no consultório. Mostraremos que a partir de simples atividades, que podem ser desenvolvidas em casa, eles conseguem contribuir com o preparo do pré-operatório e, consequentemente, perder o peso necessário para a realização do procedimentos cirúrgico”, destacou.

Iniciativa

A diretora de enfermagem, Natálie Alves, ressaltou a importância da iniciativa. Ressalta que a iniciativa será uma forma de mostrar para os pacientes que podem contar com o acolhimento de toda a equipe multiprofissional.

“Será um encontro muito importante, pois os pacientes receberão informações úteis sobre hábitos de vida saudáveis, saberão com mais clareza a importância do tratamento e o acompanhamento da obesidade por profissionais capacitados”, explicou.

Sobre o PCCO

O HGG possui o Programa de Prevenção e Controle da Obesidade (PCCO), atendendo a pacientes que possuem obesidade grau III, com o Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40. O paciente passa por uma equipe multiprofissional e médica desde o começo do tratamento até o pós-operatório.

Dentro do PCCO o HGG realiza as cirurgias bariátricas e metabólicas. Em 2017, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou o tratamento cirúrgico do diabetes tipo 2, e já em 2018, o HGG passou a ofertar o serviço na unidade, sendo, ainda hoje, a única unidade que faz cirurgias metabólicas.

De lá para cá, já foram feitas 186 cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Este é um tratamento cirúrgico que permite o controle do diabetes e exige alguns critérios como: ter mais de 30 anos de idade e obesidade leve, com índice de massa corporal (IMC) entre 30 kg/m² e 34,9 kg/m².

Dados das cirurgias

Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade – PCCO (de 2012 até fevereiro de 2023): 1022 atendimentos

Programa de Cirurgias Metabólicas (de 2012 até fevereiro de 2023): 186 cirurgias

Confira a programação completa

9 horas – Palestra: ansiedade x alimentação

9h30 – Treino em circuito

10 horas – Aula de dança

10h40 – Palestra: orientações fisioterápicas para o paciente obeso e atividade de alongamento

11h10 – Dicas de alimentação saudável – entrega de kits com frutas

Serviço

Dia da Obesidade

Atividades voltadas para a conscientização sobre a doença

Data: 03/03/2023 (sexta-feira)

Horário: A partir das 9 horas

Local: Estacionamento do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG