Polícia apreende droga sintética vendida pela internet e entregue pelos Correios

Entregas das drogas eram realizadas por meio dos Correios em todo o estado Foto: Siqueira/SSP-GO e Polícia Civil

A Polícia Civil de Goiás por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), realizou a Operação NBOMe, para desarticular forte esquema de comércio de droga sintética pela internet. NBOMe é uma droga sintética que começou a ser produzida em 2003, na Alemanha.

As entregas da droga eram realizadas por meio dos Correios em todo o estado. Também foram cumpridos mandado de busca e apreensão e mandado de prisão preventiva na cidade de Santa Helena de Goiás.

Droga sintética

Segundo a Polícia Civil, o alvo preso na operação era responsável por uma das maiores cargas de drogas sintéticas aprendidas em território goiano. O delegado titular da Denarc, Rhaniel Almeida explicou, que durante as investigações foram apreendidas mais de 12 mil unidades da droga. O valor de mercado da mercadoria apreendida é aproximadamente R$ 500 mil.

O NBOMe tinha o propósito inicial ser um marcador de atividade de receptores de serotonina (uma substância química envolvida na comunicação entre as células nervosas), no cérebro. Nas festas, o NBOMe é confundido com outra droga, o LSD, que tem formato e uso semelhante.

A droga é capaz de causar alucinação de 12 a 15 horas, com risco de morte.

“A Denarc tem uma série de investigações em andamento que visa desarticular o esquema de tráfico de drogas, cujas entregas são feitas pelo sistema dos Correios. Por isso, temos uma parceria importante com os Correios que nos avisa de postagens suspeitas. Mantemos várias linhas de investigação simultâneas para tentar enfraquecer esse esquema de venda de drogas”, salientou o delegado.