Saneago amplia sistema de abastecimento de água em São Luís de Montes Belos

Novos pontos de captação de água em São Luís de Montes Belos garantem regularidade no abastecimento do município (Foto: Saneago)

Com objetivo de assegurar o fornecimento de água durante todo o ano em São Luís de Montes Belos, a 118 quilômetros de Goiânia, a Saneago confirmou para o segundo semestre a entrega de uma nova captação no município. Trata-se de um ponto instalado no Ribeirão Santa Rosa, com vazão de 117 litros por segundo.

Também está em fase final a construção de estações elevatórias de água bruta e de 10,5 quilômetros de adutoras. Elas fazem parte de uma extensa obra de ampliação do sistema de abastecimento local. Em uma primeira etapa, entregue em 2022, a companhia instalou um ponto de captação no mesmo ribeirão com vazão de 50 litros por segundo. A obra garantiu a regularidade no abastecimento durante a última estiagem.

“Estamos intensificando os esforços para que não falte água nas torneiras, mesmo nos períodos mais secos do ano”, explicou o diretor de Produção da Saneago, engenheiro Mauro Lessa.

O gestor acrescentou ainda que estão em andamento projetos de recuperação de nascentes e de mais de 300 bacias de infiltração de água no solo.

O combate às perdas na distribuição e às ligações clandestinas são outras intervenções para levar segurança hídrica aos moradores do município. Em São Luís de Montes Belos, 100% da população urbana é atendida com água tratada. Já 98,9% é beneficiada com coleta, afastamento e tratamento de esgoto, índices considerados universalizados.