Reeducandos recebem certificados do projeto Alfabetização em Aparecida

Reeducandos recebem certificados do projeto Alfabetização e Família, em Aparecida de Goiânia (Foto: Seduc)

Vinte e cinco alunos privados de liberdade participantes do projeto Alfabetização e Família receberam, nesta sexta-feira (03/03), seus certificados de Alfabetização. A entrega dos diplomas foi feita durante cerimônia, organizada pela Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), realizada no Colégio Estadual Dona Lourdes Estivalete Teixeira, em Aparecida de Goiânia.

Ao todo, foram quatro turmas de reeducandos alfabetizadas. Nos últimos seis meses, eles tiveram a chance de aprender a ler e a escrever como parte do projeto Alfabetização e Família, idealizado pelo Gabinete de Políticas Públicas do Governo de Goiás. Além das pessoas privadas de liberdade, o projeto tem possibilitado que jovens, adultos e idosos dos municípios mais vulneráveis do estado sejam alfabetizados.

“Esse projeto dá esperança, traz esperança aqui dentro do presídio mesmo. Nós temos um grupo grande de presos que estão aqui e que, quando saíssem, não teriam uma oportunidade no mercado de trabalho por não saber ler e escrever. Então, estamos trazendo para eles dignidade”, exaltou o gerente de Educação de Jovens e Adultos da Seduc/GO, Divino Alves, na ocasião.

Fases

Em suas quatro fases, o Alfabetização e Família já alfabetizou mais de 3 mil jovens, adultos e idosos em todo o Estado. Dentre estes, 31 eram reeducandos nas unidades prisionais de Aparecida de Goiânia, Anápolis e Águas Lindas de Goiás.

“É uma mudança totalmente radical porque, antes de eu vir para cá, eu tinha um futuro estragado. Graças ao projeto que hoje acreditou em nós, houve a mudança para eu sair e poder dar um futuro melhor para a minha família. Isso aí é muito gratificante”, atestou um dos reeducandos alfabetizados em Aparecida de Goiânia.

Continuidade aos estudos

A intenção é que, uma vez alfabetizados, os jovens e adultos formados pelo Alfabetização e Família ingressem em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública de ensino e concluam a Educação Básica.

“A vida delas saiu da escuridão para a luz. E elas vão continuar estudando. Nós queremos que essas pessoas retornem para a sociedade melhor do que elas entraram”, preconizou, o promotor de Justiça, Fernando Krebs, na cerimônia de formatura.

Para a professora Renata Delmondes, uma das alfabetizadoras que acompanhou a turma ao longo do processo de formação, o objetivo foi alcançado.

“Apesar dos percalços, nós conseguimos vitoriosos finalizar essa turma, onde todos estão lendo bem. Quando a gente soletra, eles já conseguem escrever também. E eu acredito que o objetivo maior foi alcançado e que eles terão uma nova oportunidade lá fora com esse conhecimento”, concluiu a educadora.