Sistema de Avaliação Educacional possibilita diagnóstico da aprendizagem na rede estadual

Estudantes da rede estadual matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e na 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio farão as provas (Foto: Seduc)

Estudantes da rede pública estadual de ensino realizam, nesta terça e quarta-feira (07 e 08/03), a prova do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) – Etapa Diagnóstica.

A avaliação é realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

Neste ano, o Sistema de Avaliação Educacional será realizado em três etapas: diagnóstica, formativa e institucional. A primeira delas, Etapa Diagnóstica, visa a fornecer aos profissionais da Educação um diagnóstico sobre o nível de conhecimento atual dos estudantes. Já a etapa formativa servirá para monitorar a aprendizagem dos alunos.

Realizam as provas das etapas diagnóstica e formativa os estudantes da rede estadual matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e na 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio.

A intenção é que, com base nos resultados das duas primeiras etapas, os profissionais da Educação possam acompanhar o avanço da aprendizagem dos estudantes, identificando descritores e habilidades que precisam ser retomados em sala de aula.

A etapa institucional, por sua vez, aferirá as habilidades e competências adquiridas no decorrer do ano letivo. Dessa etapa, participarão estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. As provas estão previstas para o mês de outubro.