Remição pela Leitura: Seduc doa 15 mil livros ao sistema prisional

Pela leitura de clássicos da literatura brasileira, detentos terão a oportunidade de adquirir conhecimentos e reduzir o período de condenação

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) fez a doação de 15 mil livros literários para a biblioteca do sistema prisional do estado. A iniciativa faz parte do projeto Remição pela Leitura, promovido pelo Ministério Público de Goiás (MP), Tribunal de Justiça (TJ) de Goiás e pela Diretoria-Geral da Administração de Penitenciária (DGAP) de Goiás.

Para realizar a doação, a Seduc Goiás investiu R$ 470 mil na aquisição dos livros. As obras foram entregues nesta segunda-feira (06/03), durante cerimônia realizada na nova sede da DGPA/GO, no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia.

Remição pela Leitura

A biblioteca da Penitenciária Odenir Guimarães, localizada no município de Aparecida de Goiânia, é um dos locais que receberão os livros literários. O acervo será composto por obras clássicas da literatura.

Títulos como Memórias Póstumas de Brás Cuba, de Machado de Assis; O Seminarista, de Bernardo Guimarães; Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos, estão entre as doações.

O projeto Remição pela Leitura promove a redução do tempo de pena pela participação efetiva dos detentos em projetos de leitura e de práticas sociais educativas. Além da redução da pena, a ação possibilita o desenvolvimento cultural e cognitivo dos reeducandos.

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, destacou a importância e a relevância da iniciativa do governo estadual para com o sistema prisional de Goiás.

“A Educação aqui, neste ato, faz algo histórico, que é entregar ao Ministério Público o instrumento e as ferramentas necessárias para que os detentos possam ler. E, a partir dessa leitura, refletir sobre o mundo e aprender a conviver em sociedade,” ressaltou a secretária.