Seapa visita Centro de Operações da Enel que irá monitorar incêndios no campo
Representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) visitaram nesta terça-feira (20/04) as instalações do Centro de Operações da Enel, que deverá abrigar a base de execução do Plano Estratégico de Prevenção e Combate a Incêndios da empresa. O Centro faz parte de uma série de iniciativas da Enel que deverão atender às demandas reunidas pela Seapa na questão do atendimento ao fornecimento de energia aos produtores rurais do Estado, tanto na alta, média e baixa tensão.
O local vai atuar no monitoramento dos princípios de incêndios no Estado que podem afetar a rede de distribuição de energia, de maneira a combater a expansão de incêndios que venham a prejudicar a rede elétrica e a distribuição aos produtores rurais. “A partir desse monitoramento, tanto Corpo de Bombeiros quanto brigadas de incêndios poderão, por exemplo, atuar de maneira mais rápida impedindo a expansão dos focos de queimadas antes que eles possam trazer prejuízos no campo”, destaca o superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social da Seapa, José Ricardo Caixeta Ramos, que esteve presente na visita.
O Centro faz parte de várias ações a curto, médio e longo prazos que vão ser promovidos pela Enel a partir da mobilização de entidades rurais, como Seapa, Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e sindicatos rurais para sanar problemas relacionados às quedas de energia nas propriedades rurais do Estado. “Estamos trabalhando também, em conjunto à Enel e demais entidades, em uma campanha, a ser lançada em breve, para a prevenção de queimadas na zona rural. Essas ações buscam atuar sobretudo no período seco quando há maior incidência dessas queimadas que prejudicam diretamente o abastecimento de energia, além de trazer prejuízos ao campo”, reforça o gerente de Infraestrutura Rural da Seapa, Alexandre Câmara Bernardes.
Também estiveram presentes na visita ao Centro de Operações da Enel, o superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia, e o diretor de Manutenção da Enel, André Costa.