Primeira-dama participa de homenagem às mulheres em encontro da Emater
A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, participou, na manhã desta quarta-feira (08/03), da programação especial da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Ao lado de cerca de 200 lideranças rurais, servidoras do órgão e produtoras de todo o estado, Gracinha falou sobre a importância do papel feminino no campo.
“Hoje nós mulheres ocupamos muitos espaços que há tempos nos foram negados. Claro que ainda somos minoria em muitos deles e, no agro não é diferente, mas cabe a nós, cada vez mais, estudarmos e nos qualificarmos para então buscar estarmos onde quisermos”, discursou a primeira-dama.
“A participação da mulher no Agro tem sim a capacidade de fazer a diferença na produção e na geração de renda”, completou.
Durante discurso, Gracinha Caiado também destacou as ações de capacitação para pequenos produtores rurais oferecidas pelo Governo de Goiás, por meio da Emater, GPS e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
“São cursos diversos que ensinam as técnicas desde o início do cultivo até a hora da venda dos produtos. Temos ainda o chamado Crédito Social, que beneficia aquelas pessoas que participaram dos cursos e que desejam empreender.”
O presidente da Emater, Pedro Leonardo, agradeceu a presença da primeira-dama e destacou o programa Goiás Social na defesa da vida da mulher do campo.
“O governo Caiado, juntamente com a Emater, tem fortalecido cada vez mais a participação das mulheres no campo com políticas públicas de impacto. E queremos potencializar essas ações, garantindo a diminuição das desigualdades e promovendo o desenvolvimento regionalizado.”
A presidente da Associação do Lajeado do município de Goiandira, Maria Aparecida Farreira, falou em nome de todas as produtoras rurais e destacou o alcance da gestão estadual por meio da Emater. “Minha história com a instituição é muito antiga e para mim é uma alegria dizer que a Emater é hoje uma extensão da minha casa”, ressaltou.