DRF de Luziânia utiliza inteligência artificial na fiscalização tributária

Segundo o delegado fiscal, Ricardo Costa Pinto é possível ampliar o trabalho que já é realizado para se chegar a uma sofisticação muito maior nos procedimentos de fiscalização (Foto: Divulgação)

A Delegacia Regional de Fiscalização (DRF) de Luziânia iniciou nessa terça-feira, (07/03), uma fiscalização direcionada, que utiliza técnicas de inteligência artificial (IA). O objetivo é assessorar na identificação de empresas fantasmas a partir das variáveis que demonstram características relevantes de cada contribuinte.

O delegado fiscal, Ricardo Costa Pinto, explica que desenvolveram uma rede neural artificial capaz de auxiliar a fiscalização tributária.

Inteligência artificial

“Nessa primeira etapa, a Rede Neural Artificial – RNA identificou 965 inscrições estaduais ativas a serem vistoriadas prioritariamente. Posteriormente, outras centenas de contribuintes também serão fiscalizados conforme seleção realizada pela ferramenta de inteligência artificial”, afirmou Ricardo Costa.

O servidor ressalta que é possível ampliar o trabalho que já é realizado para se chegar a uma sofisticação muito maior nos procedimentos de fiscalização.

Para isso, reúne-se técnicas de modelagem baseadas em dados, redes neurais artificiais e outras técnicas rumo a ferramentas cada vez mais eficientes e poderosas para uso na administração tributária.

Saiba mais

Economia notifica 2,1 mil proprietários de veículos com isenção de IPVA