Goiás vai aportar R$ 20 milhões para diminuir fila de cirurgias eletivas

Durante sua fala, Sérgio Vencio ainda anunciou que o Estado de Goiás já recebeu mais 400 mil doses da vacina bivalente contra a Covid-19 (Foto: SES)

O secretário da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio, anuncia que Goiás vai aportar R$ 20 milhões para diminuir a fila para cirurgias eletivas. O anúncio foi durante a abertura do 3º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás, nesta quarta-feira (08/03), em Goiânia.

“O Ministério da Saúde destinou R$ 20 milhões para Goiás e o Estado também vai aportar a mesma quantia com o objetivo de desafogar a espera nos municípios”, destacou

Regionalização da Saúde em Goiás

O congresso é realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO) com o tema “Regionalização da Saúde em Goiás: a organização das redes com foco na integralidade do cuidado”.

O objetivo do congresso é reunir os gestores municipais, a fim de dialogarem sobre as possibilidades e os horizontes do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento segue até o dia 10 de março, no K Hotel, em Goiânia, com representantes de todas as secretarias municipais de Saúde goianas.

Fluxos de pacientes

Vencio também falou da importância em se reorganizar os fluxos de pacientes, garantindo um atendimento mais eficaz nas unidades de alta complexidade. Um dos exemplos dessa transição, é a mudança de acesso dos pacientes aos hospitais Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e da Criança e do Adolescente (Hecad).

“A regulação da porta do Hecad e do Hugol é um assunto que já foi amplamente discutido com as secretarias municipais, pois são hospitais de altíssima complexidade e custo. Não estamos falando do fechamento da porta destas unidades, mas sim de um projeto para que os municípios consigam encaminham casos graves para estas unidades, garantindo o tratamento dos pacientes”, pontuou Vencio.

Os casos leves, as chamadas fichas verdes e azuis, devem ser atendidos nas unidades municipais. “Atualmente, quase 60% dos casos atendidos em ambas as unidades são leves, o que compromete o atendimento aos municípios com os casos que são complexos”, pontua Sérgio Vencio.

Mais 400 mil doses da bivalente

O secretário também explicou que Goiás já recebeu mais 400 mil doses da vacina bivalente contra a Covid-19, enviadas pelo Ministério da Saúde. As vacinas estão sendo distribuídas aos municípios e o empenho agora é estimular a vacinação.

Ao finalizar participação, Sérgio aproveitou o Dia Internacional da Mulher para parabenizar as colaboradoras que atuam no SUS em todos os municípios goianos. “Vocês são energia de vida, ética e acolhimento e nos ensinam bastante”, finalizou Sérgio Vencio.