Hospital da Mulher alerta para importância do teste da orelhinha

Recém-nascido deve ser submetido ao exame da orelhinha após as primeiras 24h de vida (Foto e texto: Ana Cléia)

A Triagem Auditiva Neonatal (TAN), conhecida como teste da orelhinha, é rápido, sem dor e que identifica se o recém-nascido tem problemas auditivos. No Dia Mundial da Audição, lembrado no dia 3 de março, o Hemu reforça a importância de realizar o teste.

A fonoaudióloga e especialista em audiologia do Hemu, Bruna Ferreira Gomes, explica a importância do exame após as primeiras 24h de vida do recém-nascido.

“O teste da orelhinha é de extrema importância, porque, se for detectado algum problema auditivo, o médico poderá indicar o tratamento precoce, a fim de evitar que o bebê sofra para desenvolver a fala e a linguagem. Além disso, o resultado do exame independente de qual for, já sai anotado na caderneta de vacinas para acompanhamentos futuros”, destaca.

Dia da Audição

A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o dia 3 de março para celebrar o Dia da Audição e, com isso, alertar a população sobre a importância do exame precoce, mais conhecido como teste da orelhinha, que é realizado no recém-nascido após as primeiras 24h de vida.

Pensando nisso, o Hemu reforça a importância do exame nos recém-nascidos.

Serviço
Alerta sobre a importância do teste da orelhinha
Data: 7 a 10 de março de 2023
Horário: 8 às 13h
Local: Hospital Estadual da Mulher (Hemu)
Endereço: Rua R-7, Setor Oeste, Goiânia