Operação contra pesca e caça ilegais aplica mais de R$ 35 mil em multas

Na Operação Piracema a Semad mobilizou fiscais que realizaram barreiras veiculares e abordagens náuticas (Foto: Semad)

A Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) aplica mais de R$ 35 mil em multas durante a Operação Piracema 2023, que fiscaliza a pesca e caça ilegais. A terceira e mais recente etapa foi realizada na Bacia do Paranaíba, ao longo dos últimos três meses. Foram 32 autuações por caça ou pesca ilegais e quase 70 quilos de pescados apreendidos.

As três etapas foram realizadas para coibir atividades irregulares durante o período de defeso. Na Operação Piracema a Semad mobilizou fiscais que realizaram barreiras veiculares e abordagens náuticas; fiscalização ambiental nos portos e parques estaduais; além de apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ibama em uma das ações, de novembro do ano passado a fevereiro deste ano.

Fiscalização pesca e caça ilegais

A fiscalização ocorreu em pontos diferentes do estado, como Vale do Araguaia, São Miguel do Araguaia, Uruaçu, Vila Propício, Britânia, Aruanã, Nova Crixás, Entorno do Parque Estadual Mata Atlântica e na Bacia do Paranaíba.

Além dos pescados apreendidos, os fiscais também recolheram equipamentos utilizados nas atividades ilegais, como: 106 varas; 67 molinetes; nove carretilhas; três redes; três tarrafas; um espinhel; um arbalete; e outros apetrechos.

Cota zero

Em 2020, o Governo de Goiás publicou a Instrução Normativa 02/2020 que fixa o período de defeso e estabelece a cota zero para atividades de pesca até 6 de maio de 2026. A medida é para assegurar a reprodução da vida aquática nos rios goianos, fontes de alimento e renda para milhares de cidadãos, além de garantir a sustentabilidade no ambiente turístico.

O período de defeso acontece todos os anos, de 1º de novembro a 28 de fevereiro. Nesse período, a pesca fica proibida em todas as bacias hidrográficas do estado.