Parque Altamiro Pacheco comemora 30 anos com corrida solidária

Principal objetivo do parque é a proteção do maior remanescente de floresta estacional da região central de Goiás (Foto: Semad)

Para comemorar os 30 anos do Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promove uma corrida em trilha dentro da área protegida, que é a maior da região metropolitana de Goiânia.

A corrida solidária será no dia 26 de março. A concentração começa às 7 horas e a largada está marcada para as 8h. As inscrições podem ser feitas no dia 12 de março, a partir das 19h, no site: www.ticketsports.com.br. Todos devem levar 1kg de alimento não perecível, que será doado.

Corrida em trilha

A prova será dividida em diferentes categorias e distâncias (5km e 10km), para que os participantes escolham a que melhor se adapta ao seu nível de preparação física. Haverá premiação para os primeiros colocados em cada categoria, além de sorteio de brindes e outras atividades ao longo do evento.

“A corrida em trilha também terá um caráter ambiental, com ações de conscientização sobre a preservação da natureza e a importância da prática de atividades sustentáveis”, afirma a secretária de Estado de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis. 

Sobre o parque

Criada em 30 de dezembro de 1992, o Parque Estadual Altamiro Moura Pacheco (Peamp) é uma unidade de conservação de proteção integral administrada pelo governo estadual e, junto com o Parque Estadual do João Leite, ocupa uma área de 4.964 hectares.

O Peamp é cortado pela rodovia BR-060/153, que é a principal via de acesso e está inserido nos municípios de Goianápolis, Nerópolis e Goiânia. A entrada está distante cerca de 12 km de Goiânia e 10 km de Terezópolis de Goiás, as duas cidades mais próximas. Vale destacar que todo o percurso é feito em pista dupla pavimentada, em bom estado de conservação.

O principal objetivo da criação da unidade é a proteção do maior remanescente de floresta estacional da região central de Goiás. O Peamp também possui sítios arqueológicos que abrigam vestígios da presença de povos indígenas agricultores-ceramistas da tradição Aratu, que viveram na região pelo menos até meados do século XIV. O parque também protege o reservatório do ribeirão João Leite, principal fonte de água para a Região Metropolitana de Goiânia.

O nome do parque é uma homenagem a Altamiro de Moura Pacheco, médico, farmacêutico, escritor, pecuarista e político goiano, antigo proprietário da área.

Serviço
Data: 26 de março de 2023 (domingo)
Local: Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco
Endereço: BR-060/153 Km 127 Zona Rural Goianápolis-GO.
Informações: (62) 98271-1157