Falta de energia na ETA Daia afeta abastecimento de água em Anápolis

No sistema de abastecimento de água, a normalização é gradual e ocorre à medida que as redes e os reservatórios são carregados com carga d'água (Foto: Arquivo)

Falta de energia na Estação de Tratamento de Água do Sistema Daia, que persiste desde as 5h desta terça-feira (14), prejudica parcialmente o abastecimento no município. O sistema será retomado assim que a energia for restabelecida. 

No sistema de abastecimento de água, a normalização é gradual e ocorre à medida que as redes e os reservatórios são carregados com carga d’água. Diferentemente do restabelecimento de energia, que ocorre imediatamente após a conclusão dos serviços na rede elétrica. 

Por isso, é importante o consumo consciente das reservas nas caixas d’água, sem desperdícios. Essa medida contribui para agilidade na recuperação do sistema, especialmente dos bairros da parte alta da cidade, que levam mais tempo para ter o abastecimento totalmente normalizado. 

Inundação

As fortes chuvas desta madrugada inundaram a área da captação de água no Ribeirão Piancó, em Anápolis. Imediatamente, a Saneago montou uma força-tarefa para avaliar e e minimizar possíveis danos nos equipamentos. Devido a essa agilidade na manutenção, o abastecimento não foi afetado nos bairros atendidos pelo Sistema Piancó.

A Saneago solicita a compreensão dos clientes e o consumo moderado das reservas nas caixas d’água, especialmente neste período que antecede a recuperação total do sistema.

A relação dos bairros afetados está disponível no site: https://www.saneago.com.br/#/noticia_interna/9217/1