Estado apresenta plano para controle da dengue, zika e chikungunya

Goiás apresenta plano de contingência que traça estratégias de enfrentamento às arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (Foto: SES)

Um dos principais problemas de saúde pública no estado, as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypty estão no alvo de um extenso planejamento para os próximos dois anos, divulgado nesta terça-feira (14/03) pelo Governo de Goiás.

O Plano de Contingência para Arboviroses norteia as ações da Secretaria da Saúde (SES) e orienta os municípios. O objetivo é diminuir a ocorrência de dengue, zika e chikungunya, evitando casos graves e mortes.

Mosquito Aedes Aegypty

“O Governo de Goiás já conseguiu avanços, com uma queda de 70% dos casos de dengue até a décima semana epidemiológica, em comparação ao mesmo período do ano passado. Mas precisamos permanecer em alerta e empenhar ações de acordo com a situação epidemiológica”, afirma o coordenador estadual de Dengue, Chikungunya e Zika da SES, Murilo do Carmo.

Dados da pasta indicam que Goiás possui 176 municípios em situação de baixo risco, 49 em médio risco e 21 em alto risco. Este ano foram notificados 12.234 casos.

O plano orienta os órgãos de saúde para atuação em três momentos, de acordo com o cenário epidemiológico: fase inicial, de alerta e de emergência. Para todas etapas, estão previstas ações como visitas domiciliares, monitoramento de casos, distribuição de inseticidas e fiscalização sanitária. Já a frequência varia conforme a necessidade de cada região e o nível de risco dos municípios.

“Todas as ações que o Estado precisa desenvolver estão nesse documento, seja em fase confortável, seja em fase de epidemia”, complementa Murilo.

Clique aqui para ver o Plano Estadual de Contingência para o Controle das Arboviroses 2023/2024: https://bityli.com/YrODw5

Confira o cenário epidemiológico da dengue em Goiás: https://indicadores.saude.go.gov.br/public/dengue.html