Termina nesta sexta a aplicação de anticorpo em crianças

Profissionais do hospital estadual da mulher aplicam medicamento em bebê: proteção (Foto: IGH)

Hospital Estadual da Mulher (Hemu), por meio do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), promove até sexta-feira (17/3), das 8 às 11horas, campanha para aplicação de anticorpo em crianças. O medicamento Palivizumabe protege àquelas com menos de 2 anos, portadoras de cardiopatia com repercussão hemodinâmica, displasia pulmonar e prematuridade até 28 semanas. Também imuniza contra as formas graves da infecção causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Essas crianças, ao serem imunizadas, têm a taxa de internações por infecções respiratórias em unidades de saúde neonatais e pediátricas, principalmente durante o período de sazonalidade do vírus. O período de internação compreende os meses de fevereiro à julho.

Durante os dois primeiros anos de vida, as crianças podem ser acometidas por infecções respiratórias agudas pelo vírus VSR, que pode causar bronquiolite e pneumonia. As consequências são mais graves em bebês prematuros até 28 semanas, cardiopatas com repercussão hemodinâmica e portadores de doença pulmonar.

Anticorpo em crianças

A imunização com o Palivizumabe visa evitar a forma mais grave da infecção pelo VSR. O anticorpo é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Seu uso clínico foi instituído pelo Ministério da Saúde no ano de 2013, por meio da Portaria 522/2013.

O Boletim Infogripe divulgado pela Fundação Osvaldo Cruz informa que, o VSR foi responsável por 59% dos registros de infecções respiratórias em crianças com até 4 anos, em 11 de dezembro de 2022 a 7 de janeiro deste ano.

Diante disso, a médica alergista e imunologista do Hemu, Lorena de Castro Diniz, alerta para a importância da aplicação desse anticorpo.

“A aplicação do Palivizumabe é muito importante, pois estamos vivendo uma epidemia de doenças respiratórias em crianças. Esse medicamento auxilia bastante e contribui para protegê-las de contrair a forma mais grave de infecções respiratórias,” destaca.

Números do Crie

Segundo a enfermeira e coordenadora do Crie, Nyslene Lima, essa mesma campanha teve início no mês de fevereiro e segue até o mês de julho.

“A intenção é justamente cobrir o período de sazonalidade do vírus, ou seja, imunizar as crianças no período em que o VSR se faz mais presente”, afirma. Somente no mês de fevereiro deste ano, entre os dias 13 a 17, o Crie imunizou 304 bebês.

Para receber o anticorpo é preciso preencher alguns requisitos preconizados pelo Ministério da Saúde (MS) que são bebês: prematuros até 28 semanas, com displasia pulmonar, com cardiopatia com repercussão hemodinâmica.

Saiba mais

Hemu alerta sobre os riscos da prematuridade