Campanha contra Doença Renal alerta para o diagnóstico precoce

Moradores de Goiânia são submetidos a exames de avaliação renal, na Campanha contra Doença Renal (Foto: SES)

Neste mês de março, a Secretaria da Saúde de Goiás (SES–GO) realiza uma Campanha contra Doença Renal, com diversas atividades com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento precoces. Em todos os locais onde os serviços foram prestados, a tecnologia foi a grande aliada, permitindo a entrega de resultados dos testes de creatinina e TFG em apenas 30 segundos.

Grupos de caminhoneiros, agropecuaristas, profissionais da saúde, estudantes da rede de ensino público, pacientes e visitantes das unidades de saúde participam das programações que vão até o próximo fim de semana, em unidades da rede de atenção estadual.

Campanha contra Doença Renal

A campanha passou pela Central de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO) e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), onde os alunos participaram de palestras audiovisuais, elaboradas pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), com abordagem às formas de prevenção, sinais e sintomas das doenças renais crônicas. 

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Chácara São Pedro, em Aparecida de Goiânia, outra parte da ação, o Circuito Saúde, terminou na quarta-feira (15/03).  O programa levou à população exames de dosagem de creatinina sanguínea e Taxa de Filtração Glomelurar (TFG) –  essenciais na avaliação das funções renais. E ainda testes multiparamétricos de urina, de ISTs, pressão, glicemia e IMC. Também são realizadas consultas orientativas com equipe multiprofissionais. 

Mais de 400 pessoas passaram pelos três locais. Desses, 330 realizaram os exames gratuitos.

Doença silenciosa

A doença renal é silenciosa. Só começa a manifestar sintomas quando o rim funciona abaixo de 40% da capacidade de filtração e eliminação das substâncias nocivas ao organismo. Como consequência, a sobrevivência dessa pessoa passa a depender de hemodiálise, diálise peritoneal e, em último caso, transplante renal. Entre as causas, destacam-se a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, predisposição familiar e tabagismo

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a prevalência da Doença Renal Crônica (DRC) no mundo é de 7,2%, para indivíduos acima de 30 anos, e 28% a 46%, em indivíduos acima de 64 anos. No Brasil, estima-se que mais de 10 milhões de pessoas sofram com a enfermidade. Em Goiás, cerca de 4.5 mil pacientes passam por hemodiálise.