Governador abre primeiro dia da Goiás Feito à Mão

Governador Ronaldo Caiado visita segunda edição do Goiás Feito à Mão – Feira de Artesanato e Economia Criativa do Colégio Tecnológico (Cotec), realizada na Praça Cívica, em Goiânia (Foto: Lucas Diener)

O governador Ronaldo Caiado abriu, neste sábado (18/03), a segunda edição da Goiás Feito à Mão – Feira de Artesanato e Economia Criativa do Colégio Tecnológico (Cotec), realizada na Praça Cívica, em Goiânia. O evento com visitação gratuita segue hoje até às 16h e no domingo (19/03), Dia do Artesão, terá programação das 8 às 12h.

Realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, a feira conta com 35 estandes de trabalhos artesanais, além de atrações culturais, praça de alimentação e espaço para crianças.

Goiás Feito à Mão

Durante a visita ao espaço, o governador ressaltou o papel do Estado em disponibilizar formas de geração de renda à população, por meio de iniciativas como os cursos gratuitos de capacitação e qualificação oferecidos nos Cotecs.

“Eu quero comemorar, no final do meu governo, quantas famílias tiramos da situação de vulnerabilidade, demos a elas a condição de ter uma profissão e ao mesmo tempo ganhar a vida com dignidade. É isso que se chama quebrar o ciclo da pobreza”, afirmou.

Para o secretário da Retomada, César Moura, o projeto fortalece a autoestima dos artesãos e a tradição das feiras de artesanato na capital, além de ser uma oportunidade de negócio.

“A praça de alimentação é comandada por alunos do Cotec, pessoas vulneráveis que fizeram curso, receberam Crédito Social e estão agora na segunda parte do curso sobre como começar a produzir e conquistar o próprio sustento”, disse.

Em uma estrutura coberta, os visitantes também podem conhecer mais sobre a Cooperativa dos Artesãos do Estado de Goiás, a Associação dos Artistas e Artesãos de Alexânia e diversos artesãos que receberam incentivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

Programação

No domingo, o Quarteto de Cordas da Orquestra Filarmônica de Goiás realiza concerto a partir das 9h. A agenda do dia também inclui uma oficina gratuita de fibras com a mestre artesã Fatinha Bastos, com início às 10h e participação aberta a todos, sem necessidade de inscrição.

A Goiás Feito à Mão é uma realização do Goiás Social e do Cotec, com apoio da Organização das Voluntárias de Goiás, OCB-GO, Sebrae, Universidade Federal de Goiás, TV Brasil Central, Gabinete de Políticas Sociais, e das secretarias de Estado de Esporte e Lazer, Desenvolvimento Social e Cultura.